O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Urupema apresenta Mestrado aos produtores vitivinícolas

CÂMPUS URUPEMA Data de Publicação: 02 set 2021 00:05 Data de Atualização: 02 set 2021 21:31

Na última sexta-feira (27) o Câmpus Urupema do IFSC participou de uma reunião com os produtores associados da Vinhos de Altitude. A atividade teve como objetivo fazer a divulgação do curso de Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia, que será ofertado em parceria com o Câmpus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Participaram do encontro a Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Urupema, Carolina Pretto Panceri, e o coordenador do curso de mestrado Marcos Roberto Dobler Strochein.

“A reunião foi positiva, pois uma das principais características do mestrado profissional é a realização de projetos tecnológicos que buscam atender demandas reais do setor de viticultura e enologia. Assim, essa reunião é o primeiro contato com o setor na Serra”, comenta Marcos.

Humberto Conti, presidente da Vinhos de Altitude e Produtores Associados, destaca a importância da visita. "Iniciativas como essa são muito bem-vindas na região. Principalmente na região de altitude, com as suas dificuldades. Para nós, empresários do setor, quanto mais profissionais tivermos disponíveis, com mais qualidade a gente cresce. As portas das vinícolas estão abertas para as dissertações, seja estudos de caso ou de tecnologia e Business", completa Humberto.
 

Sobre o curso

A coordenação já está planejando as primeiras disciplinas. A comissão acadêmica geral do curso está finalizando o edital de ingresso, que tem previsão de lançamento em novembro de 2021. O Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia é uma parceria entre o IFSC e o IFRS. Tem como objetivo oferecer um curso no qual os profissionais que atuam no setor vitivinícola possam aprimorar seus conhecimentos teóricos e desenvolver ações de pesquisa na busca de soluções para os problemas e que resultem em melhorias capazes de contribuir para o desenvolvimento regional, para o avanço do conhecimento e na condução de sistemas de produção, focados na gestão, tecnologia e inovação, para aumentar a participação brasileira no mercado nacional e internacional.

O curso tem como área de concentração o Desenvolvimento e Tecnologias em Vitivinicultura e as seguintes linhas de pesquisa: 1) Tecnologias em viticultura e enologia e 2) Desenvolvimento e sustentabilidade na vitivinicultura. Profissionais graduados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas ou Ciências Agrárias, que estejam atuando no setor vitivinícola em atividades vinculadas à viticultura, enologia, enoturismo ou gestão vitivinícola.

CÂMPUS URUPEMA NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.