Comissão do Câmpus Criciúma lança podcast sobre Direitos Humanos

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 13 set 2021 09:32 Data de Atualização: 09 nov 2021 18:38

Afinal, o que são os Direitos Humanos? Com o objetivo de responder a esta pergunta, cuja confusão muitas vezes vem da falta de informação, a Comissão para a Diversidade Social e Direitos Humanos do Câmpus Criciúma decidiu entrar na onda dos podcasts. Com o nome “Humanizando: construindo reflexões sobre Direitos Humanos”, o projeto terá uma série de episódios discutindo a temática de forma simples e acessível.

Os dois primeiros episódios foram ao ar no dia 9 de setembro e estão disponíveis na plataforma Spotify. O programa de estreia é dedicado à apresentação dos integrantes do projeto. Já o segundo tem o título “(Des)construindo narrativas sobre Direitos Humanos” e busca dialogar com opiniões do senso comum sobre o que são Direitos Humanos.

“Dentro da proposta da comissão, que é desenvolver projetos formativos, articulando ensino, pesquisa e extensão, a fim de promover reflexões sobre temas transversais da educação, pensamos neste ano em propor a realização de podcasts. A nossa ideia foi desconstruir algumas narrativas existentes sobre os Direitos Humanos. Nos próximos episódios, também teremos entrevistas com pesquisadores e ativistas sobre temas relacionados aos Direitos Humanos”, explica a professora Sabrina Rosa Paz, coordenadora da comissão.

A comissão foi criada no contexto da adesão do IFSC ao Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, iniciativa do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça lançada em 2017 para a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior. O objetivo do grupo é promover estudos interdisciplinares por meio de projetos formativos envolvendo ensino, pesquisa e extensão, bem como articular ações integradas na comunidade acadêmica quanto aos temas transversais na educação e propor intervenções e ações coletivas dentro e fora do Câmpus, visando à reflexão, discussão e transformação social.

Nos últimos anos, a Comissão de Direitos Humanos já promoveu palestras, rodas de conversa e eventos como o Novembro Negro, que marca anualmente o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro. Em 2020, em função da pandemia, um periódico informativo foi a alternativa para manter as atividades da comissão e a discussão sobre diversidade e direitos humanos no Câmpus.

Participam do projeto do podcast “Humanizando: construindo reflexões sobre Direitos Humanos” os servidores Vandamaris Scopel, Andrei Franco, Marisilvia dos Santos, Bruna Meller, Andressa Fontoura, Victor Rodrigues e Sérgio Silveira, além dos estudantes Anderson Kautzmann (Licenciatura em Química), Rodivan Bitencourt (técnico em Mecatrônica), João Vitor Cordeiro (técnico em Química), Ketlen Plaskievicz (técnico em Química) e Vinícius da Silva (técnico em Meio Ambiente).

Para o estudante Rodivan, do curso técnico em Mecatrônica, participar do projeto tem sido uma oportunidade de conhecer mais sobre o tema e praticar o trabalho em equipe. “Tem sido uma experiência muito única participar de um projeto cujo tema é direitos humanos, algo que deveria ser do conhecimento de todos. Ao mesmo tempo que precisamos pesquisar, buscar e debater sobre o assunto, para estruturar os episódios do podcasts, aprendemos e conhecemos mais sobre direitos humanos. E, sobretudo, tem agregado cada vez mais na minha formação transversal como discente, me incentivando a aprender a trabalhar em equipe, participar de debates, falar em público, entre outras coisas”, afirma Rodivan, que ficou responsável pela criação da identidade visual do projeto e também tem participado da narração de episódios.

CÂMPUS CRICIÚMA EXTENSÃO