Construção coletiva e contínua: história do Câmpus Joinville ultrapassa os 15 anos de sua implantação

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 08 set 2021 18:25 Data de Atualização: 09 nov 2021 18:57

A implantação e ampliação do Câmpus Joinville são resultado de uma construção coletiva de servidores, estudantes e comunidade, que começou bem antes da inauguração da sede própria, em agosto de 2006, e que não tem prazo para terminar. Uma parte desta história foi resgatada na mesa-redonda virtual “15 anos do Câmpus Joinville: nossa história contada pelos gestores”, na manhã desta quarta-feira (10), com transmissão pelo YouTube.

Com mediação do atual diretor-geral Maick da Silveira Viana, o encontro contou com a participação dos ex-diretores locais Maurício Martins Taques (2011-2016) e Valter Vander de Oliveira (2016-2020), da diretora-geral da instituição na época da inauguração do câmpus, Consuelo Sielski, e do atual reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior.

Nestes quinze anos, a direção-geral do câmpus também foi ocupada pela professora Juraci Maria Tischer (2006-2008) e pelo professor Paulo Roberto de Oliveira Bonifácio (2008-2011), que não puderam participar do evento e justificaram ausência.

O encontro também marcou oficialmente a homenagem que o Câmpus Joinville faz aos servidores que, neste ano, completam dez, quinze e 25 anos de IFSC. A parte cultural ficou por conta da exibição de vídeos da dupla de servidores Marcos Heise e Maríndia Anversa Viera.

Memórias e perspectivas

“Muito importantes estes momentos para que o pessoal lembre da história, porque nada surge do nada assim”, ressaltou professora Consuelo, que contou sobre os trâmites para implantação do curso técnico em Enfermagem, em 1994, em instalações cedida; a mobilização de servidores e alunos por terreno e recursos para a obra do câmpus até sua entrega em 2006; e posterior luta por mais cursos e servidores para expansão das ofertas. “O sucesso de Joinville é porque as pessoas fizeram acontecer.”

Dos 1.467 metros quadrados inaugurados em 2006 até os 14.250 metros quadrados que formam a infraestrutura atual, o crescimento do Câmpus Joinville se deu aos poucos, de bloco em bloco, e sempre com muita luta, trabalho e articulação. Esta história mais recente foi contada pelos ex-diretores Maurício e Valter, que enalteceram a importância do trabalho em equipe e do comprometimento de todos.

“Na verdade, a gestão é só uma passagem. Somos todos colegas. E trabalhamos juntos para garantir que os estudantes tenham as melhores condições possíveis”, enfatizou professor Maurício. “O trabalho em equipe é que faz a diferença dentro de um câmpus”, concordou professor Valter, que atualmente é pró-reitor de Extensão e Relações Externas.

Sobre as perspectivas de futuro, o reitor Maurício Gariba Junior destacou o compromisso da Reitoria em fortalecer cada vez mais o Câmpus Joinville e os demais câmpus, proporcionar autonomia às unidades e intensificar a busca de mais recursos para que o orçamento seja adequado às ações e missão do IFSC. “Uma instituição como a nossa é uma instituição de cunho social; é uma instituição que atende, que modifica a vida de vários estudantes e é isso que nós queremos ampliar”, defendeu o reitor.

Assista ao evento no canal IFSC Joinville no YouTube:

INSTITUCIONAL CÂMPUS JOINVILLE NEWS