Alunos produzem materiais para auxiliar as cadeias do agronegócio da Serra Catarinense

CÂMPUS LAGES Data de Publicação: 16 set 2021 14:45 Data de Atualização: 16 set 2021 16:55

Os alunos da 5° fase do curso superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio desenvolveram durante a disciplina de Extensão V uma série de materiais com dicas e informações úteis para setores do agronegócio, utilizando a ferramenta digital Padlet. Os materiais contemplam conteúdos sobre frutos e plantas da região.

Essa atividade faz parte do currículo do curso, uma vez que a extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

Para o professor Fernando Zinger, responsável pela atividade, essa vivência durante o curso para o aluno poder contribuir para as cadeias produtivas locais faz parte desse crescimento como profissional e também como cidadão. Além disso, gera impacto no trabalho do agricultor. "Uma simples ação pode ser o fator principal para o agricultor ter sucesso na atividade produtiva. Um conhecimento que ainda esta na academia, dentro do universo científico, pode ser transmitido de forma fácil e simples para eles. Essa seria a principal importância da vivência da extensão dentro do curso superior", comenta.

Para o aluno Thiago Hoffmann Cardoso, a preparação para a atividade contribuiu para a melhora da aprendizagem. "Eu acho muito importante a realização da atividade para nosso aprendizado, pois está relacionado a transmitir informações para que está lendo também. Quando fazemos um resumo para produção do conteúdo há um estudo e isso ajuda a aprimorar a informações", completa.

A atividade foi acompanhada pela professora de administração Mônica Liberato, que também avaliou positivamente. "Para elaborar o padltes os alunos tiveram que fazer uma pesquisa científica, contribuindo para o aluno aprofundar na sua área de formação e assim desenvolver habilidades importantes para o processo de aprendizado", completa. Para a professora o feedback dos alunos foi positivo quanto à melhora para o aprendizado.

Confira os links dos materiais:

Alunos: Nayme Pigozzi e Thiago Cardoso: Cultura do Physalis como alternativa de renda
Aluna: Alissandra Costa Ferreira: Os benefícios da fruta uvaia
Aluno José Luiz Largura: Melato de bracatinga e suas características