Projeto de extensão do Câmpus Joinville orienta grupos do Cras Comasa sobre cidadania, saúde e meio ambiente

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 23 set 2021 15:35 Data de Atualização: 23 set 2021 17:01

Estudantes e professores da área de Saúde e Serviços do Câmpus Joinville estão levando orientações sobre cidadania, saúde e meio ambiente para moradores atendidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Comasa, que abrange os bairros Boa Vista, Comasa, Espinheiros, Jardim Iririú e Zona Industrial Tupy. O público principal da ação é formado por usuários dos grupos intergeracionais organizados pelo Cras como espaços para a troca de experiências entre pessoas de diferentes idades, visando à construção de novos conhecimentos que podem ser multiplicados nas comunidades.

O projeto “Alinhavando cidadania: uma vivência de extensão do IFSC e Cras Comasa/Joinville-SC” está sendo executado de forma remota e as oficinas socioeducativas temáticas foram produzidas em vídeo. O material foi disponibilizado ao Cras, que repassa o conteúdo semanalmente aos usuários por aplicativo de mensagens WhatsApp.

A equipe do Câmpus Joinville é formada por quatro estudantes do curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar, Amanda Kethlin Schuchardt, Eduardo Filippe Brenneisen, Gabrieli Engelmann da Silva e Letícia Caroline Leber Gurkewicz, e pelos professores Andrea Heidemann, Caroline Orlandi Brilinger, Joanara Rozane da Fontoura Winters e Robson Christian Henkel, da área de Saúde e Serviços. Alguns alunos do técnico em Enfermagem participaram no início do projeto, na consultoria aos temas de saúde.

Produções com temas relevantes para a comunidade

A partir das demandas mais latentes na realidade do território atendido pelo Cras Comasa e de discussões com a equipe técnica do centro, o grupo de extensionistas do IFSC abordou nove temas em suas produções: projeto de vida; participação política; controle social e os conselhos locais de saúde; o mundo em que vivo e o meio ambiente; saúde financeira; consumo consciente e meio ambiente; como usar a rede de atendimento SUS; saúde e higiene pessoal; e cuidados com o bebê.

O conteúdo rendeu onze vídeos curtos, com cerca de cinco minutos de duração. Além de serem enviados pelo Cras para os grupos de usuários conforme agenda semanal, por aplicativo de mensagem, os vídeos também estão disponíveis no canal do projeto no YouTube para quem tiver interesse em conhecer.

Para suporte e complementação das informações dos vídeos, o grupo do IFSC também elaborou uma apostila com os temas trabalhados e organizou kits de materiais didáticos e de higiene. Os kits foram repassados ao Cras para distribuição aos participantes, em encontros presenciais.

A extensão como estímulo à formação interdisciplinar

De acordo com a coordenadora Andrea Heidemann, o projeto de extensão produziu impactos relevantes na formação dos alunos extensionistas ao estimular a busca de alternativas e estratégias para contribuir na resolução de problemas da comunidade. “Também desmistificou concepções acerca da assistência social, valorizando-a enquanto direito e dever do Estado, além de evidenciar possibilidades de interdisciplinaridade e intersetorialidade de políticas públicas no que se refere ao binômio saúde-meio ambiente”, enfatiza a professora de Gestão Hospitalar.

“Para mim, foi uma experiência nova estar envolvido mais adentro das necessidades da sociedade, e, para minha formação, um novo horizonte, onde posso entender um pouco mais sobre a nossa sociedade e tudo que envolve a saúde das pessoas”, conta o estudante de Gestão Hospitalar e bolsista do projeto, Eduardo Filippe Brenneisen. “É um passo muito importante para entender a saúde pública e privada da região”, complementa.

Eduardo foi o responsável pela apresentação virtual do projeto no 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), promovido pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e Universidade Federal de Sana Maria (UFSM), na semana passada, de 15 a 17 de setembro. “Alinhavando cidadania: uma vivência de extensão do IFSC e Cras Comasa/Joinville-SC” foi um dos seis projetos que representaram o IFSC no evento.

CÂMPUS JOINVILLE EXTENSÃO NEWS