Mapa interativo facilita localização de produtores e de produtos orgânicos em Chapecó

CÂMPUS CHAPECÓ Data de Publicação: 21 set 2021 18:55 Data de Atualização: 09 nov 2021 18:35

Um grupo de estudantes e professores do Câmpus Chapecó do IFSC está disseminando o conhecimento sobre produtos, produtores e comerciantes de orgânicos para a comunidade no geral. Eles desenvolveram um mapa interativo para que os vendedores desse tipo de item sejam localizados com mais facilidade por quem tiver interesse na compra. O grupo ainda criou uma página no Instagram para auxiliar na divulgação das informações e venda das mercadorias.

A partir de um projeto de extensão desenvolvido no IFSC, os alunos e docentes trabalharam no Sistema de Informações Geográficas (SIG), ferramenta utilizada para análise espacial que permite a integração de informações geográficas e fontes de dados diversas, como a integração com o Google Maps. Neste sistema, então, estão sendo incluídas as informações que formam o mapa interativo com os produtores e comerciantes de produtos orgânicos. O lançamento oficial foi realizado em 22 de outubro, pelo Youtube IFSC Região Oeste, com a participação dos professores Janilson Lotério, Fábiner Fugali, e da agricultora e beneficiada pelo projeto, Carmen Munarini.

“O projeto surgiu a partir da necessidade de encontrar produtos orgânicos em que o comprador realmente saiba a origem e conheça os processos de produção. Então, no site criado, além da localização, encontra-se também um pouco da história dos produtores, quem é a família, o que produz e claro, o contato para adquirir produtos”, conta a estudante e bolsista do projeto Débora Goellner, do 4º semestre do técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Produtores de orgânicos, como Geneci Andrioli, agradecem à parceria do IFSC. "Agora temos um site e nossos contatos de redes sociais, WhatsApp e localização todos divulgados. Isso contribui muito com a visibilidade, para mostrar que temos esse espaço, que estamos produzindo e para chamar as pessoas, que venham até aqui colher, conhecer o espaço, conhecer cada cultura/espécie, que venham fazer essa relação entre campo e cidade", ressalta a agricultora que comanda o Quiosque Pachamama junto ao marido Álvaro Santin.

O Quiosque oferece em torno de 100 itens alimentares, derivados animais, doces, ervas medicinais, sementes, entre outros. "Queremos divulgar nossa localização também para trabalhar a relação de confiança com consumidor, para ele virem onde está sendo produzido", afirma Álvaro. Por isso, todos os sábados de manhã até 14h, a família oferece um café colonial orgânico e abre as portas para a comunidade conhecer o espaço, que fica a 13km do Centro da cidade. Veja a localização aqui.

Feira de Orgânicos

A partir de uma parceria com estudantes da disciplina de Economia Solidária, do módulo 6 do mesmo curso, foi possível planejar também a disseminação das informações e uma feira dos produtos, por meio de uma página no Instagram.

Esta ideia, tanto da feira como do mapa, é a continuação de um projeto anterior, sobre a dinâmica de produção e de comercialização de produtos orgânicos em Chapecó. O coordenador, professor Fábiner de Melo Fugali, relata que o projeto tem grande importância tanto para os alunos quanto para a produção familiar de alimentos orgânicos.

“Para os alunos age como um fator motivador para estudar diversos conteúdos e realizar as tarefas de programação e desenvolvimento dos sites propostos no projeto. E, para os produtores locais, viabiliza que possam ser encontrados com mais facilidade pelas pessoas que querem consumir seus alimentos”, destaca.

Conheça o site oficial do projeto, onde está o mapa interativo e informações dos participantes.

E acesse a página do Instagram para ter mais informações sobre os produtos e forma de adquirí-los.

CÂMPUS CHAPECÓ EXTENSÃO NEWS