Abertas inscrições para vagas remanescentes à Residência Pedagógica

ENSINO Data de Publicação: 24 set 2021 13:01 Data de Atualização: 24 set 2021 13:09

Estão abertas até 28 de setembro as inscrições para vagas remanescentes do Edital Proen/Diren nº 02/2020 (Edital Proen/Diren 07/2021), dirigidas ao Subprojeto Física, dos Câmpus Jaraguá do Sul e Araranguá; Subprojeto Química dos Câmpus Criciúma e São José; e Subprojeto Alfabetização do Câmpus Palhoça.

O referido edital trata da seleção de acadêmicos de cursos de licenciaturas do IFSC para atuarem como bolsistas do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Ao todo, são oferecidas 16 vagas remanescentes com bolsa de residência pedagógica, 18 vagas de voluntários e formação de cadastro de reserva.

A bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) será no valor de R$ 400,00, com duração de até 6 meses, a partir de outubro.

As inscrições devem ser realizadas através do formulário, disponível no endereço eletrônico www.ifsc.edu.br/oportunidades. O processo de seleção está constituído de duas etapas: análise documental, de caráter eliminatório; e Carta de intenções, de caráter classificatório e eliminatório. O resultado será divulgado em 4 de outubro.

Programa

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade (50%) de seu curso.

A Residência Pedagógica objetiva incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente; promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica; e fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.

ENSINO NEWS