Parceria entre IFSC e Prefeitura irá implantar laboratório maker em São Lourenço do Oeste

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 29 set 2021 13:30 Data de Atualização: 31 out 2022 10:53

Uma parceria para os próximos quatro anos, entre o Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC e a Prefeitura do Município, irá resultar em oportunidades para os estudantes do Instituto Federal, das demais escolas e também para a comunidade no geral.

Ainda neste semestre está prevista a principal ação: a implantação de um laboratório maker. “A implantação do laboratório Maker tem como objetivo proporcionar uma aprendizagem criativa e colaborativa dos estudantes. Com este espaço é possível integrar as diversas áreas do conhecimento em uma atividade e proporcionar uma experiência inovadora no processo de ensino aprendizagem dos cursos, oficinas e projetos propostos”, destaca o diretor-geral do Câmpus São Lourenço do Oeste, Daniel Carossi.

Ainda neste semestre está prevista a oferta de oficinas para jovens em situação de vulnerabilidade social. E, para o próximo ano, haverá a oferta de projetos para a comunidade nas áreas de Gestão e Negócios, Recursos Naturais, e Informação e Comunicação. As ideias se tornaram em um termo de cooperação técnica que será publicado no Diário Oficial da União.

Entenda melhor os projetos

Implantação de um Laboratório Maker nas dependências do IFSC

A implantação do laboratório Maker tem como objetivo proporcionar uma aprendizagem criativa e colaborativa dos estudantes. Com este espaço é possível integrar as diversas áreas do conhecimento em uma atividade e proporcionar uma experiência inovadora no processo de ensino aprendizagem dos cursos, oficinas e projetos proposto nesta cooperação técnica.

Para entrar em funcionamento, ainda no segundo semestre de 2021, o IFSC será responsável pela gestão do laboratório e disponibilizará espaço para sua implantação. Já a Prefeitura irá auxiliar com a aquisição de móveis e equipamentos (como projetor e impressora), contratação de consultoria para orientação pedagógica, e disponibilizará profissional técnico e bolsista para auxiliar na utilização do espaço.

Oferta de Oficinas de Orientação Profissional

Com previsão de iniciar ainda no segundo semestre de 2021, serão realizadas 07 oficinas para orientar jovens em situação de vulnerabilidade social, identificados e cadastrados no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), para a preparação inicial ao mercado de trabalho.

Serão trabalhados temas como: Elaboração de Currículo, 04 horas; Marketing Pessoal, 04 horas; Ferramentas Colaborativas/Sistemas de Informação, 04 horas; Elaboração de relatórios, 04 horas; Oratória, 04 horas; Segurança no Trabalho, 04 horas; Finanças Pessoais, 04 horas. Estima-se atender 20 jovens por ano durante o período de vigência da cooperação técnica totalizando 80 jovens.

Desenvolvimento de Projetos de Extensão

Esta etapa visa abrir as portas da instituição para a comunidade realizar oficinas e práticas no laboratório maker, com o objetivo de atender estudantes da rede municipal de educação para auxiliá-los para um projeto de vida.

Os projetos de extensão a serem desenvolvidos estão relacionados às áreas de atuação do câmpus, como Gestão e Negócios, Recursos Naturais e Informação e Comunicação, onde o protagonismo do projeto dar-se-á por estudantes dos cursos técnicos do IFSC.

Com previsão para o primeiro semestre de 2022, será realizado um projeto por ano, totalizando três projetos ao longo do termo de cooperação técnica.

Outras parcerias: cursos para mulheres

Outra parceria firmada recentemente, entre o Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC e a Secretaria de Assistência Social do Município, irá resultar em cursos para mulheres e para a terceira idade no próximo ano. A ideia foi apresentada aos Clubes de Mães recentemente. Veja os detalhes na notícia.

INSTITUCIONAL CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE NEWS