Projeto do Câmpus Urupema é selecionado no Edital Protagonismo Discente

EXTENSÃO Data de Publicação: 30 set 2021 17:15 Data de Atualização: 01 out 2021 17:13

No início deste mês foi publicado o resultado final com a lista dos projetos aprovados no Edital Protagonismo Discente e entre os contemplados está um do Câmpus Urupema. O projeto Eletrolixo Sustentável - Separação e coleta de resíduos eletrônicos foi aprovado para ser executado com recursos e tem a coordenação do professor Pedro Rates Vieira.

O projeto surgiu por meio da observação dos alunos do curso técnico em Agricultura. Eles perceberam que ao lado dos pontos de coleta de lixo regular do município (recicláveis) havia uma quantidade considerável de lixo eletrônico sendo descartado de forma incorreta. “Como o município não conta com pontos específicos para descarte deste tipo de resíduo, tiveram então a ideia de espalhar recipientes junto aos pontos de coleta seletiva do município específicos para a coleta de resíduos eletroeletrônicos a partir de um projeto de extensão do IFSC e entraram em contato comigo, que topei orientar a equipe”, conta o professor.

Quem observou essa necessidade foi a aluna Fernanda Vieira Muniz, do curso técnico em Agricultura. "Tive a ideia quando fui fazer meus exercícios e passei pelo local que coleta lixo reciclável e tinha vários equipamentos que não eram permitidos ser coletados. Estive com a ideia na cabeça havia um tempo já, aí quando surgiu o edital resolvi colocar em prática. Procurei alguns amigos e contei a ideia, eles gostaram também e aí sim procurei o professor Pedro", conta. A equipe do projeto conta, além de Fernanda e do professor Pedro, com os alunos Helena Holz, Mara Picker, Ana Carolina Almeida Lima, José Carlos Corrêa Neves e Marina Martins de Oliveira, e também com a professora Letícia Tramontini.

Para Fernanda, a felicidade é dupla: além de ser bolsista em um projeto de extensão, ela vai poder contribuir com a comunidade onde vive. "Eu estou muito feliz, é uma oportunidade muito legal, principalmente agora que foi aprovado e que agora também posso fazer parte do processo em ajudar minha comunidade outras. Além disso, também pelo fato de aprimorar o projeto e receber as bolsas com os colegas", comenta Fernanda. Segundo ela, a prefeitura de Urupema já se colocou à disposição para a execução do projeto.

Para a execução do projeto, pretende-se distribuir três locais para coleta de resíduos eletroeletrônicos no município de Urupema, dois em comunidades do interior e um no centro. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente foi contactada e será parceira, coletando o material e dando a destinação final a ele. "Esses locais estarão devidamente identificados e adesivados, com informações sobre o tipo de resíduo que pode ser colocado ali. Além disso, será criado um perfil no instagram onde serão lançadas postagens periódicas para informar a comunidade sobre os pontos de descarte, a importância da separação adequada deste tipo de resíduo, impactos ambientais do descarte incorreto e benefício da separação, entre outros", completa o professor. Ainda, está prevista a realização de uma live para apresentar para a comunidade como foi a execução do projeto e quais foram os resultados obtidos.

EXTENSÃO CÂMPUS URUPEMA NEWS