Câmpus Urupema realiza concurso fotográfico

EVENTOS Data de Publicação: 01 out 2021 17:51 Data de Atualização: 05 out 2021 18:05

Estão abertas até 20 de outubro as inscrições para o Concurso Fotográfico Vinhedos - Biodiversidade e Cultura. A iniciativa é da Unidade Curricular Atividades de Extensão IV (turma 2021/2), do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia. O objetivo é valorizar a viticultura em composição com a fauna, flora, ecossistemas, paisagens e cultura nativos, a partir de registros fotográficos. O concurso é aberto à comunidade.

Acesse o regulamento completo e o formulário de inscrição do concurso

São cinco categorias para participação: Fauna, Flora e fungos, Cultura, Paisagens, e Viticultura captadas em qualquer vinhedo ou vinícola. A participação é voluntária, gratuita e aberta a todos os interessados de qualquer idade. A descrição de cada categoria pode ser encontrada no item 6 do regulamento. Todas as fotografias, premiadas ou não, ficarão para acervo do Câmpus Urupema do IFSC.

As fotos vencedoras serão anunciadas no dia 27 de outubro, em live realizada pelo câmpus durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O prêmio para o vencedor de cada categoria incluirá um kit com uma garrafa de vinho ou de suco de uva, a escolha do vencedor, cedido pelo Câmpus Urupema. Caso o vencedor seja menor de idade, o kit conterá uma garrafa de suco de uva, não lhe sendo facultado optar pela garrafa de vinho.

O professor Pedro Rates Vieira, organizador do concurso, explica que o vinhedo constitui-se como um agroecossistema inserido na paisagem e que interage com os ecossistemas do entorno e onde práticas adequadas podem colaborar com a conservação da biodiversidade, ao mesmo tempo que mantém serviços ambientais benéficos para as videiras e para a população humana.

"É fundamental pensarmos no vinhedo como um sistema integrado a paisagem e ao ambiente, não podemos deixar de levar em conta o aspecto cultural da viticultura, que em cada região vitícola traz consigo diferentes tradições, histórias e formas de se relacionar com o vinhedo e com o ambiente. Dessa forma, este concurso fotográfico busca promover a biodiversidade e os traços culturais associados à viticultura através da sua valorização estética e, assim, pretende contribuir para a preservação do ambiente e da cultura associados às regiões vinícolas", completa.

Acesse o regulamento completo e o formulário de inscrição do concurso

EVENTOS CÂMPUS URUPEMA EXTENSÃO NEWS