Evento on-line marca posse do reitor Gariba e 112 anos do IFSC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 01 out 2021 18:19 Data de Atualização: 01 out 2021 18:33

Um evento em formato híbrido, com a presença da equipe de gestão reunida no auditório do Câmpus Florianópolis e transmissão on-line das falas de convidados e apresentações culturais, marcou simbolicamente a posse do reitor Maurício Gariba Júnior à frente da gestão do IFSC. A solenidade, realizada na tarde desta sexta-feira (1º de outubro), marcou também a passagem dos 112 anos do IFSC, completados em 23 de setembro.

Citando o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano, que afirmou que “o mundo está dividido entre indignos e indignados”, o reitor Gariba lembrou o período de 478 dias de espera para a posse. “Nós nos mantivemos firmes e fortes e jamais deixamos de acreditar que superaríamos esses momentos difíceis”, disse.

O evento teve especial importância para a gestão em função do delicado processo transcorrido entre a eleição, em dezembro de 2019, e a assinatura efetiva de seu ato de posse no Ministério da Educação (MEC), em 18 de agosto de 2021. Isso porque a chapa vencedora do pleito foi impedida de assumir em função da abertura de um processo administrativo disciplinar contra o próprio Gariba e dois servidores da equipe gestora eleita. Nesse período, o IFSC foi administrado por uma gestão pro tempore. Com o arquivamento do processo por falta de provas, em junho de 2021, o trâmite da nomeação foi retomado, com a efetivação da posse em agosto.

Gariba reafirmou os compromissos assumidos no plano de gestão e ressaltou que os trabalhos da equipe gestora serão norteados por cinco eixos: 1) escuta e diálogo na Reitoria e com os câmpus; 2) atenção à saúde e às condições de trabalho dos servidores; 3) atenção aos estudantes em situação de vulnerabilidade; 4) planejamento integrado na Reitoria e com os câmpus; e 5) formação continuada no trabalho. “Hoje nós assumimos com uma imensa alegria e com a consciência da responsabilidade que temos”, disse o reitor.

Convidados

O evento teve a participação de representantes de outras instituições de educação e organismos relacionados ao setor, como o secretário da Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias Sant’Ana; o secretário adjunto da Educação em Santa Catarina, Vitor Baltazar; a deputada estadual Luciane Carminatti, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa; a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC) e presidente do Conif, Sônia Regina Fernandes; o advogado Rogério Duarte da Silva, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); o engenheiro Celso Albuquerque, representante do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea); os representantes de entidades estudantis ligadas ao IFSC Filipe dos Santos, do Conselho de Entidades de Base (CEB), e Emanuel Flores, da Resistência Estudantil contra os Cortes na Educação (Recce); Vitória Vito, presidente da União Catarinense dos Estudantes (UCE); Áureo Moraes, chefe de gabinete da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Luis Antônio Ferreira Coelho, vice-reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); e Anderson Antônio Matos Martins, servidor licenciado do IFSC e reitor da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe.

A participação de servidores e estudantes também teve espaço no evento, com performances do Coral e da Orquestra do Câmpus Florianópolis e da Orquestra do Câmpus Jaraguá do Sul. O professor Luciano Rosa Azambuja, do Câmpus Florianópolis-Continente, apresentou uma canção de sua autoria. Foi mostrado também um vídeo produzido por alunos do Câmpus São Miguel do Oeste nas aulas de artes visuais, com o tema “As aulas EaD no interior”. A professora do Câmpus São José Elenira Vilela foi convidada a uma fala em função de seu envolvimento na mobilização de entidades em torno da posse do reitor Gariba. Apresentações musicais da banda Procariontes, formada por professores do Câmpus São José, e da professora aposentada Tânia Meyer, do Câmpus Florianópolis, finalizaram a cerimônia.

O evento de posse da gestão e aniversário de 112 anos do IFSC foi transmitido ao vivo pelo canal do IFSC no YouTube. Assista à gravação: