Nota de Esclarecimento: retorno das aulas presenciais dos cursos EJA-EPT

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 07 out 2021 15:34 Data de Atualização: 07 out 2021 15:38

O Câmpus Urupema do IFSC vem por meio desta nota esclarecer à comunidade acadêmica que a partir de 18 de outubro de 2021 as atividades presenciais junto aos cursos de qualificação profissional integrados ao ensino fundamental e médio - EJA-EPT irão retornar parcialmente à presencialidade, com atividades práticas e de revisão.

A partir do acionamento da Fase 2 da Política de Segurança Sanitária do IFSC (PSS)  pelo Colegiado do Câmpus Urupema do IFSC, em 08 de setembro de 2021, o câmpus realizou consulta individual com os estudantes de todos os cursos regulares (acesse: Nota de esclarecimento anterior). Além da consulta junto ao corpo discente dos cursos superiores, técnicos e especialização, que possuem a maior carga horária prática em aberto, realizou-se, também, uma consulta com os trabalhadores-estudantes dos cursos EJA-EPT.

A consulta realizada com os trabalhadores-estudantes dos cursos EJA-EPT visou compreender se o estudante está participando das atividades não presenciais (ANP) em andamento e se ele continuaria ou voltaria para o seu curso em caso de retorno presencial. A pesquisa atingiu 60% dos estudantes matriculados no Curso de Qualificação Profissional em Auxiliar de Cozinha Integrado ao Ensino Fundamental e 73% dos alunos matriculados no Curso de Qualificação Profissional em Condutor Ambiental Local Integrado ao Ensino Médio.

Os resultados indicaram que aproximadamente 4 a cada 10 estudantes desses cursos, não estão participando das aulas ANP, e estão com seus estudos suspensos devido às dificuldades de conexão virtual, seja em função de seus equipamentos, disponibilidade de sinal de internet, bem como pelo conhecimento digital, entre outras questões pessoais.  Estes estudantes, EJA-EPT que não estão acompanhando as ANPs, indicaram que havendo retorno presencial continuariam o curso. Além disso, dentre os estudantes que estão realizando ANPs, 90% indicaram continuar frequentando o curso, havendo retorno presencial.

Com base nestes resultados e levando em consideração a projeção de disponibilidade de carga horária docente concomitante em caso de aulas presenciais e ANPs, bem como após diálogo  com o Coletivo Docente dos Cursos EJA-EPT, definiu-se pelo retorno gradual e parcial das atividades presenciais com as turmas  EJA-EPT, a partir de 18 de outubro de 2021, da seguinte forma:

1 - Retorno de estudantes que não estão realizando ANP, para seu resgate e nivelamento;

2 - Realização de aulas práticas em aberto para estudantes que estão participando das  ANPs no curso de Qualificação Profissional em Auxiliar de Cozinha integrado ao Ensino Fundamental;

3 - Continuidade das ANPs em andamento.

As atividades presenciais ocorrerão uma vez por semana, às sextas-feiras à noite, para que não interfiram na continuidade das unidades curriculares que estão sendo ofertadas em ANPs.

Os estudantes envolvidos no retorno presencial serão comunicados individualmente pelo Câmpus, considerando as escalas e especificidades de cada turma.

Reiteramos que os estudantes e servidores envolvidos em atividades práticas presenciais no câmpus deverão realizar a leitura dos documentos relativos à Política de Segurança Sanitária do IFSC e participarem da capacitação sobre os protocolos de biossegurança do IFSC.

INSTITUCIONAL CÂMPUS URUPEMA NEWS