Segundo semestre inicia com atividades presenciais em todos os câmpus

ENSINO Data de Publicação: 14 out 2021 17:21 Data de Atualização: 16 nov 2021 12:33

Esta semana marcou o início do segundo semestre letivo de 2021 para todos os câmpus do IFSC. Em função da pandemia, os calendários acadêmicos foram ajustados para a realidade de cada câmpus e, por isso, alguns iniciaram o segundo semestre já em agosto e outros, somente agora em outubro. Pela primeira vez desde março do ano passado, em todos os câmpus já há atividades presenciais.

Com a melhora no mapa de risco para a Covid-19 em toda Santa Catarina e o avanço da vacinação, desde 20 de setembro está autorizado pelo Conselho Superior o acionamento da Fase 3 da Política de Segurança Sanitária do IFSC, que prevê que até 50% da comunidade acadêmica pode retornar às atividades presenciais. No entanto, nem todos os câmpus acionaram esta fase já que a decisão pelo acionamento ou não cabe aos colegiados dos câmpus, com os comitês locais de contingência.

Entenda como funciona a retomada gradual das atividades do IFSC

Neste momento, seis câmpus do IFSC já deliberaram pelo acionamento da Fase 3 da PSS (Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Joinville, São Miguel do Oeste e Xanxerê) e 17 pela Fase 2 (Caçador, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul-Centro, Jaraguá do Sul-Rau, Joinville, Lages, Palhoça-Bilíngue, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste, Tubarão e Urupema). A Reitoria e o Centro de Referência e Formação em EaD estão na Fase Zero, uma vez que as características das atividades permitidas nas fases autorizadas não interferem no seu funcionamento que segue ocorrendo de forma remota desde o início da pandemia .

Acompanhe a situação das atividades em cada câmpus do IFSC

Conheça as fases da PSS

A PSS prevê seis fases - da zero até a 5 - para a retomada gradativa das atividades presenciais no IFSC. Na Fase Zero, todas as atividades administrativas e acadêmicas presenciais estão suspensas. Na Fase 1, as atividades começam a ser retomadas com a possibilidade de retorno de estudantes formandos de cursos superiores e de pós-graduação, bem como de seus professores, para a realização de experimentos indispensáveis para a conclusão de TCCs ou cumprimento de prazos de projetos de pesquisa. Na Fase 2, é permitido o retorno parcial às atividades administrativas e acadêmicas de até 30% da comunidade acadêmica. Na Fase 3, que é a máxima autorizada até o momento pelo Consup, até 50% da comunidade acadêmica pode retornar às atividades presenciais e está previsto o retorno integral de todas as aulas práticas e de laboratório. Na Fase 4, esse percentual passa para até 80%, com retomada do atendimento à comunidade externa; e, na Fase 5, é permitido o retorno integral de todos os servidores e estudantes.

Veja aqui os critérios para acionamento de cada fase da PSS e o detalhamento das atividades permitidas em cada uma

Alunos de volta aos câmpus

Com o acionamento das fases pelos câmpus, os alunos voltaram a entrar no IFSC depois de mais de um ano afastados fisicamente. Na semana passada, uma turma de estudantes formandos do curso técnico em Têxtil do Câmpus Jaraguá do Sul - Centro foi a primeira turma a retomar as aulas presenciais depois que o câmpus acionou a Fase 2 da PSS.

O Câmpus Lages também está na Fase 2 e uma série de projetos visando combater a pandemia de Covid-19 estão sendo colocados em prática com a volta dos alunos para as salas de aula, veja no vídeo abaixo:

O Câmpus Chapecó está na fase 2 desde 2 de agosto e inicia a fase 3 na próxima segunda, dia 18. Com isso, o semestre 2021-1, que iniciou na última semana, terá todas as unidades curriculares que dependem de atividades práticas presenciais sendo realizadas nos laboratórios do câmpus. A volta ao câmpus tem dado uma sensação de alívio e esperança aos estudantes como pode ser visto nesta reportagem.

Para mais informações sobre as medidas que o IFSC tem tomado em relação à pandemia, acesse a página dedicada à Covid-19

ENSINO NEWS