SNCT promove o debate sobre a transversalidade da ciência nos Câmpus do IFSC

EVENTOS Data de Publicação: 15 out 2021 08:24 Data de Atualização: 16 nov 2021 12:33

Outubro e novembro, no meio estudantil, são os meses de se mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e no desenvolvimento do país. É o período “dedicado” à popularização da ciência e à promoção do intercâmbio de ideias entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Para isso acontecer de forma oficial em todo o país, foi estabelecida pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Essa 18ª edição tem como tema A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta.

No IFSC, reconhecido pelos seus avanços na área científica e tecnológica, não é diferente. Cada Câmpus realiza o seu evento de forma independente, focado no interesse de sua comunidade interna e externa local. Em alguns Câmpus, a SNCT já aconteceu, como é o caso de Caçador e Joinville, que debate temas e ações de diferentes áreas do conhecimento. As programações de cada Câmpus são abertas ao público em geral, com atividades on-line, e que podem ser acessadas a qualquer momento por todos.

O evento no Câmpus São Miguel do Oeste acontece de 26 a 28 de outubro, e terá na palestra de abertura (19h30) o autor de mais de 90 livros e agraciado com mais de 30 premiações, Pedro Demo, que abordará “A ciência, seus métodos e sua importância”.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Xanxerê será realizada de 27 a 29 de outubro. Nos mesmos dias também ocorre a 5ª Semana Acadêmica do curso de Engenharia Mecânica (Samec). Toda a programação será on-line, gratuita e com atividades para estudantes e servidores do IFSC e também para a comunidade externa, dirigida a estudantes de outras escolas de Xanxerê e municípios vizinhos e empresas em geral.

Em São Lourenço do Oeste, a SNCT será de 25 a 29 de outubro, com discussões em torno da despoluição e inovação. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Urupema já começou na última quarta-feira (13) e segue até 27 de outubro, com programação diversificada para o interesse da comunidade local e distintas áreas do conhecimento.

Os Câmpus São Carlos e Canoinhas promovem as atividades da SNCT a partir da próxima semana (19 a 22) de forma conjunta pelas características comuns e, ao mesmo tempo, as singularidades de cada câmpus. Para tanto, realiza, dias 20 e 21, a 2ª Mostra Científica IFSC Multicâmpus, com o objetivo de divulgar as experiências práticas e os resultados das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação desenvolvidas pela comunidade acadêmica dos dois Câmpus.

Os Câmpus Garopaba, Tubarão, Criciúma e Araranguá também promovem de forma conjunta a SNCT, depois da experiência exitosa realizada em 2020. A edição 2021 da SNCT Sul Catarinense será em formato virtual, com transmissões diárias nos canais do IFSC. A programação foi organizada para que as palestras façam uma ligação entre o tema geral do evento e as áreas de interesse dos cursos dos quatro câmpus envolvidos.

O Câmpus São José promove a SNCT de 26 a 29 de outubro, enquanto que o Câmpus Itajaí realiza de 9 a 11 de novembro. No Câmpus Gaspar será de 22 a 26 de novembro, e no Câmpus Florianópolis Continente, dias 17 e 18 de novembro. Os Câmpus de Jaraguá do Sul (RAU e Centro) farão as atividades de forma integrada, nos dias 25 e 26 de novembro. De 25 a 29 de outubro, o Câmpus Florianópolis desenvolve a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e eventos setoriais.

As diversas programações dos Câmpus do IFSC podem ser acompanhadas pela comunidade acadêmica e sociedade em geral, digitalmente, pelos canais do IFSC no Youtube.

EVENTOS NEWS