Docente do Câmpus Lages participa de publicação sobre a Covid-19

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 16 out 2021 17:40 Data de Atualização: 18 out 2021 12:31

O professor Renato Simões Moreira, da área de Informática e Cultura Geral do Câmpus Lages do IFSC, é um dos autores de um capítulo no livro Covid-19 a pandemia do século: evidências científicas relacionadas aos aspectos evolutivos, moleculares e patológicos. Organizado por Fernanda Barbisan e Ivana Beatrice Mânica da Cruz, e publicado pela editora Itacaiúnas, foi publicado neste mês de outubro. Está disponível de forma gratuita em e-book.

A publicação foi organizada por pesquisadores colaboradores do Portal Ciência & Consciência – cientistas a serviço da sociedade, uma plataforma virtual produzida de modo cooperativo, solidário e sem fins lucrativos, criada como um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria. O e-book concentra sua atenção em estudos relacionados a Pandemia de Covid-19 que foram intensamente produzidos nestes últimos meses.

"As organizadoras entraram em contato com diversos grupos de pesquisa no Brasil para que, cada um, na sua especialidade, pudesse contribuir para o desenvolvimento de um livro a respeito do tema e que tivesse uma linguagem de fácil acesso ao público. Assim, nosso grupo foi convidado para falar sobre a vigilância epidemiológica do SARS-CoV2 de onde originou o segundo capítulo do livro, denominado Emergência e Vigilância do SARS-CoV2", explica Renato.

O professor explica que o capítulo é um dos resultados do projeto de vigilância epidemiológica que o grupo do Laboratório de Bioinformática e Protozoologia da UFSC está desenvolvendo, financiado pela FAPESC, onde Renato foi aluno e hoje participa como colaborador externo representando o IFSC. Para o docente, é muito gratificante poder participar de projetos que envolvem especialmente esse tema da Covid-19, uma vez que estamos ainda no meio da pandemia.

"A possibilidade de colaboração institucional do IFSC com demais entidades, que promovem pesquisa básica, também é de grande valia, uma vez que mostra a capacidade do IFSC de atender a demandas, não apenas voltadas para a formação profissional, mas também gerando ciência de ponta. Poder participar de um projeto assim, abre portas da nossa instituição para que possamos colaborar ainda com as demais instituições de ensino, o que para sociedade é excelente no meu ponto de vista", completa.

O livro pode ser obtido de maneira gratuita neste link.

INSTITUCIONAL CÂMPUS LAGES PESQUISA NEWS