SNCT do Câmpus Florianópolis terá competição de drones e visitas virtuais aos laboratórios

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 18 out 2021 15:55 Data de Atualização: 18 out 2021 16:03

Começa na próxima segunda, dia 25 de outubro, a edição 2021 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus Florianópolis. Na programação, cuja inscrição e participação são gratuitas e abertas à toda a comunidade, serão realizadas mais de 60 atividades como palestras, mesas-redondas, competição de drones e visitas virtuais aos laboratórios do câmpus – que, devido à pandemia de Covid-19, ainda não está recebendo visitas presenciais.

»»»Confira a programação completa da SNCT 2021 do Câmpus Florianópolis «««

A SNCT foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente em todo o país durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O evento conta com a colaboração e participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Secretarias de Ciência e Tecnologia, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

Para o IFSC, o evento também é uma forma de mostrar os cursos, pesquisas e projetos realizados nos câmpus. “A SNCT é considerada o evento de divulgação científica mais importante da instituição, pois é durante a semana que são ofertadas palestras, mesa- redondas, oficinas e minicursos envolvendo diversos temas com foco na nossa produção científica e tecnológica”, explica Michely de Melo Pellizzaro, coordenadora de Extensão do Câmpus Florianópolis.

E as atividades são pensadas para atingir todos os públicos. Este anos, há desde oficinas sobre como fazer circuitos de papel para a criançada (desenhar o circuito, montar e colocá-lo para iluminar figuras) até uma competição nacional de drones. As palestras abordarão desde a montagem de currículo até temas como 5g, Cloud e Inteligência Artificial. E nem tudo é exatas: vários temas ligados às Ciências Humanas também terão seu destaque, como preconceito, apropriação ideológica, direitos humanos e saúde mental.

Toda a programação e os formulários de inscrição estão disponíveis neste link. As inscrições são feitas via SIGAA, e os bolsistas da organização da SNCT criaram um tutorial em vídeo para ajudar a quem tiver dúvidas.

O protagonismo estudantil, aliás, é outro fator de destaque no evento. Estudantes sempre tiveram participação ativas, mas, com a pandemia e a necessidade de transformar a SNCT em uma realização on-line, os jovens assumiram com maestria essa organização, já desde a edição de 2020. E esse é um aprendizado que vai além das disciplinas. “Por parte de quem organiza e está a frente das oficinas, palestras, mesas-redondas e demais atividades, é sempre desafiador. O compromisso e o desejo de fazer o melhor exigem esforços no preparo do material/conteúdos, das práticas, da administração do tempo, sendo necessário considerar ainda a distância, pois, devido a pandemia, as atividades serão remotas. Certamente estes desafios são compensados pela participação ativa dos estudantes, e a experiência adquirida é importante para a melhoria das práticas pedagógicas, sejam elas presenciais ou remotas. Por parte de quem participa, o desafio é manter o foco, a concentração e estar determinado a participar do evento, na certeza de que as atividades da SNCT vão somar no conhecimento e contribuir para uma formação profissional de qualidade”, conta o professor Marcos André Pisching, coordenador de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação do Câmpus.

De acordo com Michely, o fato de a SNCT já ter sido realizada de forma on-line fará a semana deste ano ainda melhor. “Muitos foram os desafios encontrados, mas a experiência adquirida fez com que a edição deste ano fosse mais tranquila de ser organizada. A vantagem é que o formato on-line possibilita alcançar maior número de pessoas, já que não há fronteiras para a participação”, destaca.

Este ano, algumas atividades serão transmitidas de dentro do Câmpus. As visitas aos laboratórios, por exemplo, serão gravadas presencialmente no Câmpus e transmitidas para o público externo. “Infelizmente, ainda não será possível realizar atividades presenciais com público, mas o fato de os servidores poderem acessar o câmpus para realizarem e transmitirem as suas atividades já é um grande avanço em relação à edição do ano passado”, finaliza Michely.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS