O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto de professor do IFSC vai contar a história da Rede Catarinense de Centros de Inovação

INOVAÇÃO Data de Publicação: 19 out 2021 02:40 Data de Atualização: 26 out 2021 08:53

Um projeto elaborado por professor do Câmpus São José do IFSC vai contar em livro a história dos centros de inovação de Santa Catarina. Aprovado pelo edital 24/2021 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), o projeto foi submetido pelo professor Márcio Henrique Doniak.

Os centros de inovação existem em 15 cidades e formam a chamada Rede Catarinense de Centros de Inovação, ligada ao governo do estado. Segundo o portal institucional da Rede, eles “são ambientes criados para promover e dar suporte ao empreendedorismo inovador, ajudando a criar e expandir negócios inovadores”. Esses espaços desenvolvem atividades voltadas a empresários, investidores, profissionais liberais, acadêmicos, empreendedores e sócios em startups. Dispõem de espaço coworking, pré-incubadoras, marketplace, espaço para a instalação de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, além de equipes de inovação e de projetos nas suas sedes.

O livro qeu vai contar a história desses espaços  faz parte “Jornada dos 25 anos da Fapesc”, a serem comemorados em 2022 e que foram o objeto do edital 24/2021, destinado a selecionar projetos de pesquisa de caráter histórico e bibliográfico.  Serão lançados 25 livros no total.

“Nossa equipe optou pelos Centros de Inovação pela capilarização, pois disseminam a inovação não apenas como uma prática, mas de forma ainda mais abrangente: como uma mentalidade que permeia cada escolha, por meio de suas unidades em 15 cidades catarinenses”, explica Márcio Doniak. Além dele, a professora aposentada e ex-reitoria do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, e a jornalista e escritora Ana Lavratti também integram o projeto. Pela experiência de Ana em contar histórias femininas - é autora de seis livros, sendo o último Você mulher ainda melhor, que conta as histórias de 30 lideranças femininas -, a atuação das mulheres nos centros de inovação será um dos focos do livro. Maria Clara será a mentora do projeto.

A obra deve resgatar a história da Rede Catarinense de Centros de Inovação em ordem cronológica, ilustrar os resultados com testemunhos e exemplos práticos e contextualizar o ecossistema de inovação em Santa Catarina, apontando influências políticas, sociais e culturais para que o cenário atual se configurasse.

O objetivo do livro é ampliar o conhecimento sobre a Rede Catarinense de Centros de Inovação para que mais pessoas e empresas usufruam de seus serviços. Também pretende apontar perspectivas de evolução, promover a transferência de conhecimento e a interação de competências, e valorizar as políticas públicas que envolvem o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação em Santa Catarina. Entrevistas e coleta de informações em documentos serão usadas para elaboração da obra.

A tiragem impressa prevista no projeto é de mil exemplares, e o livro também será disponibilizado no formato e-book. A conclusão dele está prevista para setembro de 2022. 
 

INOVAÇÃO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.