Manual esclarece dúvidas sobre realização do Enade 2021

ENSINO Data de Publicação: 20 out 2021 13:04 Data de Atualização: 20 out 2021 15:01

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 será realizado dia 14 de novembro. E com a proximidade da prova, incertezas são constantes nos estudantes dos 12 cursos do IFSC que farão a prova. Para amenizar essas inquietações, a Procuradoria Educacional Institucional preparou um manual para esclarecer as principais dúvidas dos alunos e está encaminhando a cada um deles.

Clique aqui para ver o manual

O Enade visa levantar informações que permitam ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avaliar os cursos de educação superior, bem como mensurar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A participação do aluno no Exame é obrigatória, pois de acordo com o Art. 9º da Portaria nº 494/2021, o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação (Lei nº 10.861, de 14/04/ Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018). Caso o aluno concluinte da graduação não participe por motivo não justificável, ele não poderá colar grau.

O Enade acontece em duas etapas: depois de inscrito e cadastrado no sistema Enade, a primeira delas é preenchimento do questionário dos alunos. Esse ano, essa etapa ocorre até 13 de novembro. A Procuradoria destaca a importância de não deixar para a última hora, a fim de se evitar problemas de acesso ao site do Enade. A segunda etapa é a aplicação das provas, que acontecerá no dia 14 de novembro, a partir das 13h30. O fechamento dos portões de acesso será às 13h. O local da prova será divulgado dia 1 de novembro no Sistema Enade

Para realizar a prova, o aluno deverá levar documento de identidade com foto, caneta esferográfica preta em material transparente e máscara de prevenção à Covid-19.

A divulgação da relação de estudantes em situação regular (que poderão colar grau) será realizada no dia 15 de dezembro. Os resultados de desempenho individuais e identificados no Enade 2021 serão disponibilizados ao estudante no Sistema Enade, por meio do Boletim de Desempenho do Estudante no dia 31 de agosto de 2022.

Apenas os motivos de acidentes, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, acompanhamento de cônjuge transferido(a) de município por seu empregador, saúde, maternidade, paternidade, atividade acadêmica, concurso público ou processo seletivo de trabalho, intercâmbio, privação de liberdade e trabalho são aceitos para a dispensa de realização do Exame. A solicitação de dispensa de prova pelo estudante pode ser feita entre 16 de dezembro e 21 de janeiro de 2022. No entanto, o estudante com dispensa da prova do Enade deferida terá regularidade perante o Exame somente se tiver finalizado o preenchimento do Questionário do Estudante no período previsto em edital.

Questionário

13 de novembro é o último prazo para preenchimento do Questionário do Estudante, que nesta edição teve inseridas 11 questões que abordam especificamente algumas das possíveis repercussões da crise sanitária no processo formativo dos estudantes. Essas respostas ajudarão a contextualizar os resultados da prova do Enade frente ao cenário educacional, mas não serão utilizadas para fins de avaliação dos cursos e das instituições.

Para responder, basta acessar o Sistema Enade, abrir o Questionário do Estudante e clicar sobre as alternativas desejadas. É importante responder o questionário até o fim, visto que a finalização do questionário será pré-requisito para a visualização do local de prova, disponível a partir do dia 1º de novembro.

Lembrando que o questionário deve ser respondido exclusivamente pelo aluno.

Enade 2021

O Enade 2021 será aplicado no dia 14 de novembro aos concluintes de cursos de graduação das áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do exame. O estudante concluinte com mais de uma inscrição no exame deve indicar, no Sistema Enade, o curso em que será avaliado seu desempenho. Esse procedimento deve ser realizado no período de 30 de agosto a 17 de setembro.

Também, alunos que necessitam de atendimento especializado, especial ou tratamento pelo nome social devem fazer a solicitação até o dia 03 de setembro, anexando os documentos comprobatórios.

Confira a lista de cursos do IFSC que participarão do Enade 2021:

Licenciatura em Física – Câmpus Araranguá
Sistemas de Informação – Câmpus Caçador
Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Câmpus Canoinhas
Licenciatura em Química – Câmpus Criciúma
Gestão da Tecnologia da Informação – Câmpus Florianópolis
Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Câmpus Gaspar
Licenciatura em Física – Câmpus Jaraguá do Sul - Centro
Ciência da Computação - Câmpus Lages
Pedagogia Bilíngue – Libras Português – Câmpus Palhoça Bilíngue
Licenciatura em Química – Câmpus São José
Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Câmpus Tubarão