Abertas inscrições de trabalhos para Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica

EVENTOS Data de Publicação: 27 out 2021 12:05 Data de Atualização: 28 out 2021 12:40

De 9 a 15 de dezembro acontece a Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSC. A iniciativa tem o objetivo de divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados pelos discentes e servidores da Instituição. Além disso, pretende aproximar a academia da sociedade pela difusão do conhecimento científico e tecnológico, pelo diálogo com a sociedade e pela valorização e incentivo à iniciação científica e tecnológica.

A Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSC conta com apresentações assíncronas, por meio de vídeo-relatos, de projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes e servidores com bolsas fomentadas pelo CNPq e IFSC. Segundo o regulamento da Mostra, é recomendada a apresentação de todos esses projetos fomentados com bolsas,  desenvolvidos nos anos de 2019, 2020 e 2021, dos editais 01/2019 (Programa de Iniciação Científica Júnior -PIBIC-EM); 02/2019 (Edital Universal 2019/2020); 01/2020 (Programa de Iniciação Científica Júnior -PIBIC-EM); e 02/2020 (Edital Universal 2020/2021).

Também há a modalidade de participação livre, onde a comunidade acadêmica do IFSC poderá apresentar trabalhos no âmbito dos projetos de pesquisa contemplados em editais internos fomentados pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi), sendo os autores tanto discentes como servidores do IFSC.

Para participar, os autores deverão submeter resumo simples e vídeo-relato, conforme instruções disponíveis Chamada para a Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSC. As submissões dos resumos devem ser realizadas por formulário eletrônico até 17 de novembro próximo. Já as submissões dos vídeo-relatos dos trabalhos aprovados devem ser realizadas por outro formulário eletrônico, de 03 até 08 de dezembro.  Será aceita apenas uma inscrição por projeto e as submissões poderão ser feitas por qualquer membro da equipe (coordenador do projeto ou bolsistas).

Os resumos submetidos serão avaliados conforme a relevância do tema do trabalho: contribuições do trabalho e importância do assunto pesquisado (até 30 pontos); qualidade técnico-científica do trabalho por rigor científico, aplicação de metodologia adequada e utilização de conceitos corretos (até 30 pontos); clareza e objetividade do texto, qualidade da estrutura lógica do resumo e respeito às normas de formatação (até 40 pontos).

Durante a programação também ocorrerá o Desafio IFSC de Ideias Inovadoras.

EVENTOS NEWS