Docente do Câmpus Lages publica quatro livros sobre turismo e inovação

ENSINO Data de Publicação: 28 out 2021 00:23 Data de Atualização: 28 out 2021 10:07

A professora Mônica Maria Liberato, da área de Administração do Câmpus Lages do IFSC, é co-autora de quatro livros recentemente lançados. São eles: Planejamento Municipal do Turismo: Estratégias e Práticas; Cenário, Planejamento e Gestão do Turismo; Ambientes Inovadores e Políticas Públicas e Cantos e Encantos da 4a cidade mais antiga do país. O primeiro saiu pela editora do Instituto Federal do Sergipe (IFS) e já está disponível gratuitamente em modelo e-book. O último está disponível pela Amazon e os outros dois são pela editora Backup Books.

Mônica leciona disciplinas de gestão no Técnico em Administração e no superior de Gestão em Agronegócio. As publicações Planejamento Municipal de Turismo e Cantos e Encantos são frutos da pesquisa de campo realizada durante o mestrado da professora. Além dos livros, o desenho do Plano de Turismo recebeu o selo +Turismo, do Ministério do Turismo do Governo Federal, e foi aprovado como política pública da cidade de São Cristóvão, de Sergipe.

Para Mônica, o planejamento da atividade turística deve ser parte integrante do plano de desenvolvimento de qualquer destino. É, portanto, a chave para manter o turismo sustentável. "Embora alguns municípios façam isso muito bem, outros necessitam de orientação, um direcionamento nas etapas de elaboração e desenvolvimento do Plano. Neste contexto, o livro “Planejamento Municipal do Turismo – Estratégias e Prática” tem o objetivo de auxiliar os gestores municipais na elaboração do plano de desenvolvimento do turismo local, através de  estratégias e exemplos práticos".

As publicações têm sido usadas em sala de aula. "Já apresentei para os alunos da disciplina de turismo. O livro tem um capítulo que fala dos tipos de turismo, dentre eles o turismo rural e ecológico, que são temas da disciplina", completa.

Já o livro Cenário, Planejamento e Gestão do Turismo tem a ideia central de reunir trabalhos de pesquisadores e pesquisadoras de turismo do Brasil, os quais desenvolveram pesquisas sobre temas relacionados ao planejamento e à gestão do turismo. Quanto ao livro “Ambientes Inovadores e políticas públicas”, este foge um pouco à temática do turismo e foca na criação de ambientes inovadores e surgiu com o objetivo de reunir estudos relacionados aos diversos aspectos do ambiente de inovação e das políticas públicas.

São publicações de editoras diferentes e por acaso acabaram sendo publicados no mesmo período, com exceção do Cantos e Encantos. Agora pretendo fazer uma live para lançar os outros e explicar os objetivos. Eu sempre gostei muito de fazer pesquisa e isso é bom para fazer um bom currículo e tentar uma vaga como professora efetiva", conta Mônica, que no IFSC é professora substituta.

ENSINO CÂMPUS LAGES PESQUISA NEWS