O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Edital de eventos da Fapesc contempla quatro iniciativas do IFSC

EVENTOS Data de Publicação: 29 out 2021 11:37 Data de Atualização: 29 out 2021 11:48

Quatro eventos do IFSC foram contemplados com recursos do edital Proeventos, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que tem como objetivo apoiar a realização de eventos científicos, tecnológicos ou de inovação no estado. No total, foram captados R$ 149.662,89.  Conheça essas iniciativas abaixo. 

CBENS

O 9º Congresso Brasileiro de Energia Solar (CBENS) 2022 é um evento nacional que terá o IFSC como sede, em Florianópolis, no próximo ano, de 23 a 27 de maio. Coordenador-geral do congresso, o professor Samuel Luna de Abreu, do Câmpus São José, explica que os recursos vindos da fundação (R$ 34.820,00) serão usados para despesas gerais de organização do evento.

No momento, a programação científica do CBENS está sendo definida, com vários temas correlacionados à energia solar que serão discutidos em sessões plenárias e mesas-redondas com especialistas nacionais e internacionais. O presidente da Sociedade Internacional de Energia Solar (Ises, na sigla em inglês), Klaus Vajen, da Universidade de Kassel (Alemanha), já confirmou presença no evento.

A data limite para submissão de artigos ao CBENS é 22 de novembro. As Inscrições já  estão abertas e com desconto no primeiro lote. Mais informações no site do evento.

Congresso Internacional de Branding

O Câmpus Lages do IFSC, em parceria com o Observatório de Marcas, Univates, MBA Internacional Branding & Business, Grupo de Pesquisas Sigmo/UFSC/CNPq e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), promovem em 2022 o 4º Congresso Internacional de Branding.

O evento vai receber R$ 49.842,89 em recursos da Fapesc e ocorre entre 27 e 29 de abril de 2022, em Lages. O tema é a gestão das marcas organizacionais, seja da empresa ou de produtos, conhecida como branding. Para o professor  Thiago Meneghel, da área de administração do Câmpus Lages e coordenador da comissão organizadora local, é muito importante hoje que as empresas estejam atentas ao marketing e à importância de criar marcas fortes e conhecidas para uma parcela significativa da população, pois, segundo ele, hoje a concorrência não ocorre mais localmente, mas em termos globais, em especial com o comércio eletrônico e facilidade de logística dos tempos atuais.

Entre os públicos-alvo estão os acadêmicos (alunos e professores de programas de mestrado e doutorado nas áreas de administração, marketing, design e correlatas) e os profissionais (tanto os de mercado da área do branding como empresários interessados no assunto). O congresso ocorrerá de forma híbrida, com possibilidade de acompanhamento presencial ou online. Presencialmente ele ocorrerá na Pousada do Sesc, em Lages. A submissão de trabalhos já está aberta e vai até 30 de outubro deste ano. Mais informações sobre o congresso no site do evento.

I’Fashion

Um dos projetos contemplados é o I’Fashion, evento de Moda organizado pelo Câmpus Araranguá desde 2009, que vai receber R$ 15 mil da Fapesc. Ele é uma iniciativa de estudantes e professoras do curso superior de tecnologia em Design de Moda e, na edição financiada pelo edital da Fapesc, terá a participação do curso de Design de Moda do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, do curso técnico em Eventos do Câmpus Florianópolis-Continente, do Núcleo de Moda Sul Catarinense (NMSC), da startup Coleção.Moda Sistemas e da empresa júnior IModa Jr, do Câmpus Araranguá.

O I’Fashion deve ocorrer entre novembro deste ano e março de 2022, com painéis, produções audiovisuais, exposições de trabalhos acadêmicos, apresentações de projetos de coleção, oficinas e desfile de moda. “O objetivo é buscar soluções para a inovação na indústria da moda, sustentabilidade de processos, aprendizados e aprimoramento de conhecimentos profissionais, por meio da troca de experiências, de contatos com as empresas locais e da realização de pesquisas científicas”, escreve a professora Letícia Cúnico, responsável pelo projeto.

Mobisul

O Câmpus Florianópolis obteve R$ 50 mil para a realização do Mobisul IV, evento sobre mobilidade realizado desde 2016 em Florianópolis. De acordo com o professor proponente, Erwin Werner Teichmann, o Mobisul foi integrado a um projeto maior que está em desenvolvimento no câmpus, que é a conversão de veículos a combustão para elétricos.

“No plano de trabalho desse projeto, focado em veículos da frota pública – atualmente, temos parceria com a Celesc e Assembleia Legislativa, está prevista a realização de eventos e workshops. Vimos no edital da Fapesc uma oportunidade de alcançar esse objetivo e, assim, abrir a mente das pessoas para a necessidade e os benefícios de começarmos a pensar em veículos elétricos”, diz Erwin.

O evento será de 8 a 11 de dezembro, com exposição de veículos de empresas e instituições parceiras e, pela primeira vez, contará com uma plenária internacional. “ A ideia é discutirmos ideias e, ao fim, redigirmos uma carta que chame a atenção para a mobilidade sustentável e a sustentabilidade do planeta”, explica o professor.

 
EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.