Ensino da microbiologia durante a pandemia no Câmpus SMO é destaque nacional

ENSINO Data de Publicação: 29 out 2021 13:41 Data de Atualização: 29 out 2021 15:46

O trabalho “Methodologies in teaching microbiology in times of pandemic” (tradução livre: “Metodologias de ensino da microbiologia em tempos de pandemia”) foi destaque no 31º Congresso Brasileiro de Microbiologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Microbiologia, no último fim de semana.

Ao todo, 817 trabalhos foram submetidos para o evento, sendo que os cinco melhores trabalhos de cada área foram selecionados para apresentação oral, seguida de discussão e troca de experiências com os participantes. E foi isso que ocorreu com o artigo de SMO: o artigo foi escolhido como um dos melhores da área de Ensino

Escrito pelas servidoras do Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC, Tahis Regina Baú, Stephanie Silva Pinto, Idianes Tereza Mascarello e Jacinta Lúcia Rizzi Marcon, o trabalho do Câmpus SMO retratou como as unidades curriculares Microbiologia Geral e Microbiologia de Alimentos, ofertadas no curso técnico em Alimentos, foram desenvolvidas e quais metodologias foram utilizadas durante a pandemia.

“O trabalho apresentou o planejamento destas unidades curriculares, descrevendo os conhecimentos previstos no projeto pedagógico do curso, e as metodologias de ensino e formas de avaliação que foram utilizadas”, destaca a professora Tahis.

O artigo também abordou a efetividade das metodologias utilizadas nas aulas e o aproveitamento dos estudantes, feitos por técnicas de observação e com relatos dos alunos, que apontaram como aprendem melhor os conhecimentos de microbiologia no ensino remoto.

31º Congresso Brasileiro de Microbiologia contou com palestrantes nacionais e internacionais, abordando temas como Microbiologia de alimentos, ensino da microbiologia, micotoxinas, microbiologia clínica, microbiologia ambiental e do solo, microbiologia industrial e biotecnologia e outras.

ENSINO CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE NEWS