O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Saúde Única é tema de podcast desenvolvido por aluno extensionista do Cerfead

EXTENSÃO Data de Publicação: 03 nov 2021 11:08 Data de Atualização: 03 nov 2021 11:16

A carência de abordagens sobre zoonoses na formação universitária de futuros profissionais da área de saúde e o desejo de utilizar tecnologia digital dentro do contexto de seu trabalho fez com que o médico veterinário e aluno de Especialização em Tecnologias para Educação do IFSC, Danilo Alves de França, sob orientação do professor Bruno Pedroso Lima Silva e coordenado pela professora Caroline Lengert, desenvolvesse o projeto de extensão Podcast Saúde Única. A atividade extensionista está vinculada à Especialização, ofertado pelo Cerfead. 

“Na verdade, o projeto de extensão é o "Podcast Saúde Única". Saúde Única é um termo que muitos doutores da saúde estão discutindo e abordando nos últimos anos. Ele traz a importância do aspecto multidisciplinar na construção da saúde, a importância de todas as profissões trabalhando junto nisso. E não somente o aspecto da recuperação em hospitais, mas também aspectos de prevenção e promoção da saúde. Os animais e o meio ambiente estão diretamente ligados à saúde das pessoas, e trazer discussões que envolvam todos esses aspectos vão auxiliar na construção dessa saúde, que é única”, destaca Danilo.

A iniciativa é dirigida a estudantes e profissionais da saúde. Mas, segundo Danilo, ainda assim, existem alguns temas no podcast que são de interesse de pessoas que não são da área. “O projeto tem como finalidade a distribuição de podcasts informativos e com entrevistas sobre temas da saúde, especialmente tratando da área de zoonoses. Como por exemplo, a entrevista de direitos dos animais, que tem sido compartilhada entre protetores e ONGs de defesa animal, e a entrevista sobre depressão na pandemia, que interessa a muitas pessoas que estão passando por momentos difíceis”, cita ele, que complementa: “por isso o podcast se justifica, como um complemento à formação de estudantes e de profissionais já formados. O conteúdo também pode ser útil para a população de um modo geral, considerando que a pandemia do Coronavírus colocou o tema da saúde pública em pauta.

França é mestre em Medicina Veterinária Preventiva e atualmente faz doutorado na mesma área. “Faz parte do meu contexto a extensão, e neste momento de pandemia que estamos vivendo, onde encontros pessoais estão limitados, trazer tecnologias que aproximam os alunos dessas discussões é essencial. Portanto, o objetivo foi justamente escolher um recurso, que estivesse sendo bastante utilizado pelos estudantes, e desenvolver discussões acadêmicas a partir dele”, justifica o aluno do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead).

França conta que quando grava sozinho, utiliza um aplicativo gravador de voz direto pelo computador, usando também um headset com um bom microfone. “Quando faço entrevistas, a gravação é feita pelo Google Meet”, relata. Já a escolha dos temas envolve o interesse do público. “No meu primeiro episódio, o piloto, eu compartilhei com os ouvintes um formulário de feedback, e nele eu solicitava temas para entrevistas”, ressalta.

Temas como saúde de populações vulneráveis, saúde indígena, atuação do médico veterinário em saúde única, ansiedade, doenças raras e emergentes, medicina integrativa, importância da castração animal, fake news na ciência, resistência antimicrobiana, novas variantes genéticas da Covid-19, os animais e a Covid-19, Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) estão na relação de temas a serem abordados pela iniciativa. “Dependo da disponibilidade dos profissionais especialistas para que as entrevistas ocorram”, justifica.

Danilo diz que a iniciativa seguirá até o final do seu doutorado, e que segundo ele ainda faltam alguns anos para a conclusão. Quanto a periodicidade, ele acredita conseguir gravar e disponibilizar um episódio por semana ou a cada 15 dias.

Os podcasts estão disponíveis no Spotify, e no Instagram do projeto.

EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.