O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Concurso de vinhos e sucos recebe 47 amostras de bebidas produzidas no Planalto Norte

EVENTOS Data de Publicação: 05 nov 2021 13:15 Data de Atualização: 05 nov 2021 17:01

A segunda edição do Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense recebeu 47 amostras de bebidas produzidas na região: onze de suco de uva, 21 de vinho tinto, oito de vinho branco e sete de vinho rosé. As inscrições são de produtores de Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Ireneópolis, Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho e São Bento do Sul.

O concurso é realizado pelo Câmpus Canoinhas do IFSC em parceria com a Epagri e a Embrapa Clima Temperado – Estação Experimental de Canoinhas. Além de premiar e estimular a elaboração de vinhos e sucos de boa qualidade, o concurso também visa a divulgar a produção de vinhos e sucos e integrar os produtores do Planalto Norte.

Na próxima etapa, no dia 17 de novembro, um comitê de avaliação composto por enólogos, agrônomos e consumidores fará as análises sensorial e química das amostras. As três melhores bebidas de cada categoria serão premiadas com certificados e brindes. O resultado será divulgado durante o Encontro Regional da Cultura da Videira, promovido pela Epagri, no dia 26 de novembro.

Após o evento, todos os produtores receberão relatórios individuais com os índices dos parâmetros avaliados (densidade relativa, sólidos solúveis, grau Glucométrico, polifenóis totais, pH, acidez total, intensidade de cor e tonalidade de cor), comparação com os índices considerados ideais e sugestões e recomendações para melhoria da elaboração dos produtos.

Este é o segundo concurso realizado com caráter de premiação. O primeiro foi em 2019, com 39 amostras inscritas e avaliadas por um grupo de onze especialistas na área de viticultura, enologia e análise sensorial. No ano passado, por causa da pandemia, o projeto teve apenas a etapa de caracterização físico-química, que contou, novamente, com 39 amostras participantes, que já apresentaram evolução em relação ao ano anterior.

Para o coordenador do projeto e professor do câmpus Canoinhas do IFSC, Douglas Würz, o aumento no número de inscrições se deve ao sucesso da primeira edição do concurso e ao interesse dos produtores em terem seus produtos avaliados e analisados, com objetivo de melhorar a qualidade dos seus produtos. “É um trabalho muito bem feito, nesta parceria do IFSC com a Epagri, para fomentar e incentivar a vitivinicultura na região”, enfatiza.

EVENTOS CÂMPUS CANOINHAS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.