Equipe formada por estudantes do IFSC ganha ouro e prata em competição mundial de robótica

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 05 nov 2021 17:07 Data de Atualização: 05 nov 2021 17:36

O Team Brazil, formado por estudantes dos três estados do Sul do Brasil, conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e o prêmio de melhor mentoria no First Global Challenge (FGC), uma compeitção anual e mundial de robótica ao estilo das olimpíadas do conhecimento.

A premiação foi realizada de forma on-line, pelo Youtube. Depois de dois meses intensos de trabalho, o Team Brazil conquistou quatro prêmios em diferentes categorias, dentre os mais de 120 participantes do FGC:

Ouro – primeiro lugar mundial - Rajaâ Cherkaoui El Moursli Award for Courageous Achievement - Prêmio que prestigia o time que, apesar das adversidades, consegue demostrar proatividade e rápida capacidade de adaptação, superando as dificuldades surgidas.

Ouro – primeiro lugar mundial - FGC Award Education Category Individual: Foi desenvolvida uma alternativa à metodologia usada atualmente na sala de aula, propondo uma plataforma digital que traz a Educação Inovadora, com atividades complementares e metodologias inovadoras que vão além de simplesmente copiar a matéria do quadro. Esse projeto almeja ampliar o engajamento dos estudantes em sala de aula, além de auxiliar os professores diversificadas propostas pedagógicas.

Prata – segundo lugar mundial - FGC Award Education Category with Alliances: Foi criada uma parceria com o Team South Africa, unindo ideias e criando um projeto único, focado na área da educação. Dessa forma, com a África do Sul, a equipe melhorou a solução proposta na primeira etapa.

Outstanding Mentor Award: Uma das mentores do time, Gabriela Ribeiro, do Rio Grande do Sul, foi indicada pelos alunos e ficou entre os oito mentores de destaque da competição, levando o prêmio pelo Team Brazil.

O Team Brazil

A equipe desse ano foi formada por alunos de três equipes de robótica FRC. Entre elas estava a Magic Island Robotics - FRC5800, time de robótica instalado no IFSC Câmpus Florianópolis. Dos 21 integrantes, 10 são ou foram alunos do Câmpus Florianópolis (veja a lista abaixo. O grupo completo pode ser conferido neste post do perfil da equipe no Instagram).

Ana Luíza Felix Pagliarini (7° fase do curso técnico integrado em Saneamento)

Augusto Silveira da Silva (egresso do curso técnico em Edificações)

Eduarda Mendonça de Souza (egressa do curso técnico integrado em Edificações)

Eduardo Henrique Peixoto Boçon (5° fase do curso técnico integrado em Eletrônica)