Política de Segurança Sanitária: Câmpus Joinville avança para fase 3 a partir de 16 de novembro

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 12 nov 2021 16:27 Data de Atualização: 12 nov 2021 17:22

A partir da próxima terça-feira (16), o Câmpus Joinville aciona a fase 3 da Política de Segurança Sanitária (PSS) do IFSC, que sistematiza o retorno gradual e seguro às atividades acadêmicas e administrativas presenciais, após a suspensão total das atividades presenciais em todas as unidades do IFSC, em março do ano passado, como estratégia de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Com o avanço de fase, o Câmpus Joinville poderá receber até 50% de seus estudantes e servidores para aulas presenciais de laboratório com escalonamento de dias e horários, além da possibilidade de aulas teóricas, conforme a disponibilidade de espaço. Outro destaque é a disponibilização de laboratórios de informática a estudantes sem acesso às atividades não presenciais (ANP).

Os cronogramas de atividades presenciais serão repassados aos alunos pelas coordenações dos cursos técnicos e superiores e pelos professores regentes de turma, no caso dos cursos técnicos integrados. Por isso, os estudantes devem ficar atentos aos avisos no Sigaa e ao e-mail institucional.

Avaliação da fase 2

O acionamento da fase 3 da PSS no Câmpus Joinville foi aprovado pelo Colegiado do câmpus, na reunião extraordinária de 8 de outubro. A data escolhida para mudança de fase, 16 de novembro, marca o período mínimo de 21 dias entre uma fase e outra, conforme estabelecido na PSS. A fase 2 foi acionada em 25 de outubro e possibilitou o retorno de 30% da comunidade acadêmica, para aulas de laboratório e atividades de pesquisa, conforme escalonamento de cada curso.

Para professores e estudantes, especialmente alunos que ingressaram no IFSC nos últimos 18 meses, as aulas práticas estão ainda mais especiais. “Estava muito ansioso para o retorno presencial, e os alunos mais ainda. Foi um momento de nos conhecermos presencialmente e apresentar a escola para estes alunos, uma vez que ingressaram no curso já com aulas não presenciais. Os alunos ficaram maravilhados em ver seus ambientes escolares e os laboratórios do curso de Eletroeletrônica”, conta o professor Maurício Martins Taques, que, no dia 5 de novembro, reiniciou as aulas presenciais de laboratório da disciplina de Medidas Elétricas, do curso técnico integrado em Eletroeletrônica.

Até o momento, o curso estava utilizando softwares simuladores em substituição aos equipamentos e componentes reais, o que, segundo professor Maurício, não fica muito para trás em qualidade, mas que perde na questão de convívio entre colegas. “Neste momento de pandemia, percebi que nada é mais importante que o relacionamento humano, o olho no olho. Conseguir enxergar a expressão no olhar do aluno quando o aprendizado acontece é um privilégio das aulas presenciais. Sinto-me muito feliz e realizado em fazer parte deste retorno gradual às atividades presenciais, já vacinados (professores, alunos e administrativos), todos com segurança, responsabilidade e respeito em cuidar de si e do próximo”, enfatiza.

Para as mudanças de fase, o comitê local de contingência leva em conta o risco potencial da região (com base no mapa de risco divulgado pelo Governo de Santa Catarina), a vacinação da população considerada apta e a adesão da comunidade acadêmica aos protocolos de biossegurança e monitora os casos de sintomáticos de Covid-19 entre a comunidade escolar e seus familiares.

Saiba mais sobre a Política de Segurança Sanitária e as atividades do IFSC durante a pandemia em https://www.ifsc.edu.br/covid-19.

INSTITUCIONAL CÂMPUS JOINVILLE NEWS