O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

TCC do curso de Design de Produto é finalista de prêmio nacional

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 12 nov 2021 18:03 Data de Atualização: 12 nov 2021 18:38

O projeto “Vai um chima aí?”, trabalho de conclusão de curso (TCC) da estudante Giulia Ambrosi Corrêa dos Santos, do curso superior em Tecnologia em Design de Produto, é um dos finalistas do Prêmio Bom Design, um dos mais importantes na área acadêmica brasileira. O resultado final será divulgado no dia 20 de novembro, em uma cerimônia on-line.

Giulia desenvolveu um kit para facilitar, reduzir o tempo de preparo e dar mais praticidade ao chimarrão. “Eu nasci em Santa Catarina, minha família é gaúcha. Quando fui pensar em um TCC, entre as várias ideias que tive acabei reparando que, apesar dos nossos pais serem gaúchos, eu e minha irmã não tínhamos o hábito de tomar chimarrão, assim como vários jovens que eu conheço. Resolvi pesquisar a respeito”.

Para começar a desenvolver algo que envolvesse a tradicional bebida entre os povos de cultura gaúcha, Giulia resolveu ela mesma preparar um mate. “Entre esquentar a água, cevar, preparar tudo, deu cerca de 45 minutos. Imaginei que a falta de praticidade e o tempo poderiam ser uma das causas para esse possível abandono da tradição entre os mais novos”.

Em seu trabalho, Giulia descreve que “percebe-se a importância de se conhecer as raízes da própria cultura para que haja a formação de identidade, no propósito de se definir enquanto cidadão sabendo situar-se na sociedade. O chimarrão traz o clima de união e partilha, é um meio de juntar as pessoas e fazê-las interagir”.

Tratando-se se um hábito tão identitário de uma cultura, a designer procurou, em seu projeto, trazer os elementos do chimarrão para a atualidade de uma maneira coerente e respeitosa, adequando uma tradição antiga aos moldes modernos e tecnológicos. Para isso, adequou a cuia, tradicionalmente feita de cabaça (também chamada de porongo), uma planta do tipo trepadeira, para o inox, permitindo uma higienização melhor. No seu kit, além da cuia, foram desenvolvidos um pote hermético para o transporte de erva-mate, uma garrafa térmica, um cevador também em inox e uma base USB para aquecimento da água. Tudo em uma caixa de transporte prática e organizada (chamada de mateira).

Apesar de ser uma atividade tradicionalmente feita em grupo, o produto já foi pensado em função da pandemia de Covid-19, dando um aspecto mais individual.

Giulia conta que se inscreveu no Bom Design esperando uma boa colocação, mas que, no começo, não estava tão animada. “Quem primeiro viu a possibilidade de o projeto ter um destaque foi a minha orientadora, a professora Carla Arcoverde”, lembra.

Para a professora, o diferencial está na base de aquecimento por USB que permite maior autonomia no uso do produto, o cevador que permite a separação da erva e posterior auxílio no momento de limpeza ou desmontagem do chimarrão, a introdução de um pote hermético no kit para transportar e conservar a erva, e por fim, a bolsa para transporte que apresenta espaços específicos para cada um dos itens do kit, auxiliando no seu resguardo e organização, permitindo também, um acesso facilitado aos itens, uma vez que suas partes são conectadas por um zíper em torno do corpo principal. “É um kit muito prático e funcional, diminuindo o tempo de preparação do chimarrão e modernizando sua estética tradicional”, destaca Carla.

Prêmio Bom Design

O Prêmio Bom Design é uma premiação realizada pela ProDesign>PR aos trabalhos de graduação e equivalentes de instituições de ensino superior, devidamente regulamentadas pelo Ministério da Educação, e se consolidou como uma premiação importante no calendário do Design brasileiro. A premiação tem como objetivo a divulgação dos melhores trabalhos de conclusão de curso das instituições de ensino superior de Design, com a intenção de mostrar a produção acadêmica para a comunidade empresarial e industrial, bem como à comunidade em geral.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.