O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Sankofa: Comissão de Direitos Humanos promove atividades do Dia da Consciência Negra no Câmpus Criciúma

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 10 nov 2021 10:21 Data de Atualização: 11 nov 2021 08:58

A Comissão para Diversidade Social e Direitos Humanos do Câmpus Criciúma do IFSC promove a partir da próxima terça-feira (16) uma série de atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Com o título “Sankofa – sem esquecer o passado, voa para o futuro: Diálogos sobre Direitos Humanos e as Relações Étnico-Raciais”, serão realizadas apresentações de projeto desenvolvido por estudantes do curso de Licenciatura em Química e também uma palestra virtual sobre o tema “branquitude”.

“Desde 2016 o Câmpus Criciúma tem realizado eventos para marcar o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Neste evento, trazemos como uma das problematizações, alicerçadas pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08, que a temática das relações étnico-raciais deve acontecer em todos os meses do ano, na busca por atingirmos a igualdade entre as raças”, explica a professora Sabrina Paz, coordenadora da Comissão.

De 16 a 19 de novembro, acontece no hall do Câmpus a mostra do “(Re)Encontros preciosos de Histórias e Culturas Afro-Brasileiras”, desenvolvido pela turma de Prática como Componente Curricular (PCC), da quarta fase do curso de Licenciatura em Química, sob coordenação das professoras Carmine Acker, Michele Guizzo, Giselia Antunes Pereira e Sabrina Paz. Haverá também um momento de diálogo e intervenção do projeto com uma turma do curso técnico integrado em Química.

Na quinta-feira (18), das 19h às 21h, será realizada uma palestra virtual com a pesquisadora Carolina Cavalcanti, sobre o tema “branquitude”, além da apresentação do projeto “(Re)Encontros preciosos de Histórias e Culturas Afro-Brasileiras”. A live será transmitida no canal do Youtube IFSC Região Sul.

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC, mestre em Educação Ambiental pela FURG e graduada em Ciências Biológicas, com especialização em Educação e Meio Ambiente, Carolina Cavalcanti foi professora da rede pública estadual de Santa Catarina e do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD na Udesc, faz parte do Conselho Editorial da Revista África e Africanidades e trabalha com os temas Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação Ambiental e Educação Científica Antirracista.

Ative o lembrete da live no YouTube.

CÂMPUS CRICIÚMA EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.