Vídeos auxiliam professores no ensino de Matemática

CÂMPUS TUBARÃO Data de Publicação: 15 nov 2021 19:47 Data de Atualização: 15 nov 2021 20:05

Materiais didáticos em vídeo podem ser uma alternativa para estudantes que possuam eventuais dificuldades, agravadas nos últimos tempos em razão das dificuldades impostas pela pandemia e pelo ensino remoto. Pensando nisso, um projeto dos cursos de Licenciatura em Matemática e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Tubarão do IFSC está disponibilizando vídeos com conteúdos matemáticos para auxiliar as escolas da rede básica. Os primeiros vídeos estão disponíveis no YouTube.

O projeto foi aprovado no edital Protagonismo Discente do IFSC, que incentiva os alunos da instituição à prática extensionista e à solução de problemas na comunidade. Coordenado pelos professores Gustavo Berti e Daniella Yano, o projeto do Câmpus Tubarão quer proporcionar aos professores de Matemática das escolas um acervo de materiais audiovisuais que auxiliem em sala de aula e despertem o interesse dos estudantes em compreender os conteúdos matemáticos e suas aplicações.

Os temas dos vídeos foram demandados pelos próprios professores das escolas da região, que responderam a um formulário eletrônico disponibilizado pelo projeto. Ainda é possível sugerir temas para a produção de novos vídeosParticipam do projeto os estudantes Tatiane Viana, Darwin Vier, Rodrigo Bieseck, Mariana Neves e Francislaine Nerling. formulário.

“Considero que os vídeos estão atendendo ao propósito do projeto de proporcionar uma abordagem diferenciada para alguns conteúdos em que os estudantes tradicionalmente apresentam muita dificuldade, servindo como apoio aos professores no sentido de um instrumento motivador para uma melhor compreensão. A ideia é que os vídeos sejam utilizados em sala de aula e sejam o ponto de partida para discussões, mais exemplos e aprofundamento sobre os tópicos”, afirma o professor Gustavo Berti.

Confira as produções dos alunos:

Subtração com reserva

Classificação dos triângulos