O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

CompartilhARTE 2021 oferece dezenas de atividades artísticas e culturais gratuitas

EVENTOS Data de Publicação: 17 nov 2021 16:07 Data de Atualização: 19 nov 2021 18:10

Você já pensou que produzir uma música pode ser como jogar videogame? Ou que é possível aplicar bordados a ilustrações? Tem sonhos possíveis, mas não sabe quais os passos para realizá-los? Já quis fazer um curso de fotografia para iniciantes, mas não cabia no orçamento? Todos estes e muitos outros são temas de oficinas gratuitas que serão oferecidas durante o CompartilhARTE – Mostra de Arte e Cultura do IFSC Câmpus Florianópolis, que será realizado de 22 a 26 de novembro, de forma virtual.

O CompartilhARTE surge num momento de amadurecimento sobre como manter, estimular e socializar as produções artísticas e culturais em contexto de distanciamento. Podem se inscrever quaisquer pessoas, mesmo que não tenham vínculo com o IFSC. O link para as inscrições (que darão direito a certificado) está disponível no SIGAA (procurar por Compartilharte).

As oficinas, palestras, mesas-redondas, apresentações artísticas e minicursos são todos ofertados por projetos de extensão ligados à Coordenadoria de Atividades Artísticas do Câmpus, sob coordenação da professora Valeska Bernardo Rangel.

Desde 1999 o Câmpus Florianópolis realiza eventos específicos para compartilhar as atividades que desenvolve nas áreas de arte e cultura. Em 1999 e 2000, o Câmpus promoveu o Estação das Artes. Nas quatorze edições seguintes, o evento se chamou Didascálico. Esses eventos promoveram a consolidação e divulgação dos projetos de extensão na área de arte e cultura, contando com expressiva participação da comunidade interna e externa. 

O CompartilhARTE teve sua primeira edição em 2016 (de forma presencial), sendo contemplado pelo Edital Didascálico da Pró-Reitoria de Extensão do IFSC, que visa proporcionar momentos de encontros entre artistas, servidores, discentes e comunidade, criando vínculos, realizando trocas, compartilhando experiências e estabelecendo relações e interações.

Confira abaixo todas as atividades e programe-se!

Segunda-feira, 22/11

14h - 16h OFICINA 'Produção musical é o novo Playstation' (parte1 de 2)
A oficina “PRODUÇÃO MUSICAL É O NOVO PLAYSTATION” pretende desmistificar os processos de produção musical e mostrar que é possível criar música apenas com um computador. Num contexto de evolução exponencial do universo digital e suas possibilidades, a produção musical surge como uma forma acessível e possível de expressão artística. Os jovens, principalmente crianças que já nasceram nesse mundo digitalizado, carecem de atividades que dialoguem com sua realidade e interesses por inovações tecnológicas. Nesse viés, a oficina que acontece online pela plataforma Twitch TV introduz a produção musical digital que, mais do que tocar um instrumento, possibilita ao jovem expressar suas pulsões artísticas sem barreiras técnicas e motoras. Se valendo apenas do manejo da ferramenta, de criatividade e percepção, o jovem tem a possibilidade de criar a sua própria música.
Público Alvo: Jovens de 10 - 25 anos com interesse em tecnologia, artes e música 

18h30 - 19h30 OCUPAÇÃO ANITA GARIBALDI
Apresentação e debate do documentário dirigido por Áurea Fonseca, que relata a Ocupação Anita Garibaldi. Haverá a presença da diretora no encontro.

19h - 20h30 MESA-REDONDA DE ABERTURA - As artes também salvam ◦
APRESENTAÇÃO CORAL

Coordenadores dos projetos de extensão de arte e cultura do IFSC estarão reunidos para falar sobre a história dos projetos, importância das as artes e as experiências nas antigas edições do Didascálico/Compartilharte.

Terça-feira, 23/11

14h - 16h OFICINA DE INTRODUÇÃO AO BORDADO MODERNO (parte 1 de 2)
Serão duas aulas que vão ensinar os principais pontos do bordado livre e como aplicá-lo em uma ilustração. Os interessados devem ter em casa qualquer agulha de costura, caso não tenham a específica de bordado. A linha de meada também pode ser substituída por qualquer linha de crochê ou costura e não é preciso ter o bastidor.

14h - 16h OFICINA FOTOGRAFIA PARA INICIANTES
Nesta oficina serão ensinados alguns conceitos da fotografia, dicas e o básico sobre composição visual. Também, será realizada uma dinâmica prática para exercitar aquilo que foi aprendido durante a oficina.

16h30 - 18h30 OFICINA: VAMOS BRINCAR?
Oficina exploratória de experimentação e improvisação com dinâmicas e brincadeiras.

16h - 17h30 OFICINA COMO CONCRETIZAR IDEIAS
Você tem o sonho de publicar um livro, gravar um álbum, montar uma peça de teatro, de dança, fazer um filme, um show, uma turnê? Essa oficina é para te ensinar a colocar a mão na massa e concretizar suas ideias.

18h - 19h30 "POESIA QUE TRANSBORDA, TRANSFORMA" [CLUBE DE ESCRITA]

19h ENCONTRO COM ARTISTA: MULHERES NAS ARTES-TECNOLOGIAS, COM GUGIE CAVALCANTI.

19h - 21h OFICINA 'PRODUÇÃO MUSICAL É O NOVO PLAYSTATION' - INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO VINICIUS RUIZ (parte 2 de 2)

19h30 - 21h OFICINA DE FOTOGRAFIA DE RETRATOS COM ALINE CIDRAL
Nessa oficina, a fotógrafa Aline Cidral demonstrará aos participantes como realizar retratos em casa, bem como dicas da fotografia em geral

20h - 21h OEXPETÁCULO NÃO PODE PARAR: A COMUNIDADE OEXP
Roda de conversa com integrantes e ex-integrantes da Orquestra Experimental do IFSC (Oexp) que agora estão cursando música em nível superior. 

Quarta, 24/11

14h - 16h OFICINA DOODLE Ana Tuyama: ATELIER E COLETIVO DE PORTAS ABERTAS
A oficina consiste em uma aula on-line, onde explicarei os seguintes tópicos: apresentação, o que é doodle, onde pode ser utilizado, artistas que fazem doodles, materiais, exercícios de formas e texturas, dicas de composição, exercícios práticos, criação de minicatálogo e como continuar a criar.

19h - 20h30 LEITURA DRAMÁTICA: ANTÍGONA - Por Kadu Oliveira BOCA DE SIRI
O Grupo Teatral Boca de Siri apresenta a leitura dramática do texto teatral "Antígona", escrito por Kadu Oliveira, a partir da obra original de Sófocles. O texto foi elaborado na oficina "LAB3 - Dramaturgia Pulsante: criações em tempos pandêmicos" do projeto LaTTe - Laboratórios de Técnicas Teatrais, ministrado pelo prof. Márcio Silveira. Nesta versão contemporânea e brasileira da tragédia grega, Antígona, mulher negra de periferia, está em busca de seu irmão desaparecido e acusado injustamente por um crime. Antígona é a mulher que vai até as últimas consequências em busca da verdade e da justiça, que nem mesmo o poder estabelecido, na figura do deputado Creonte, consegue calar.

Quinta, 25/11

9h30 - 11h OFICINA DE ORIGAMI-TSURU
Contextualização sobre o origami, arte milenar da dobradura de papel, e o significado da lenda do pássaro Tsuru, a ave sagrada do Japão que é símbolo de saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna. Será realizado o passo a passo para confecção do seu próprio tsuru, e exemplos de móbiles de tsuru. Os participantes deverão ter fio de nylon, papel para origami ou papel em formato quadrado, miçangas e agulha. 

14h - 16h OFICINA DE INTRODUÇÃO AO BORDADO MODERNO (parte 2 de 2)

16h - 17h PALESTRA: A FUNÇÃO DA ILUSTRAÇÃO COM CLAUDIO DUARTE
O ilustrador, caricaturista e designer gráfico Claudio Duarte que realizará o encontro com o tema “A Função da Ilustração”, nele abordará temas como: o que é ilustração; o processo de ilustração e como o ilustrador trabalha; onde as ilustrações são usadas e suas etapas de criação; além do porque ilustração ao invés de fotos ou imagens?

16h30 - 17h30 LATTE COM BOCA ABERTA

18h - 19h30 CORAL DE PORTAS ABERTAS
Encontro aberto do Coral do IFSC, com apresentação do projeto e em como as atividades são realizadas.

18h-20h MESA-REDONDA "LITERATURA NEGRA: DE CRUZ E SOUSA AOS DIAS DE HOJE" + SARAU POÉTICO Participantes: Eliane Debus, Fábio Garcia, Rodrigo (Guia manezinho) mediação: Preto Lauffer

Sexta, 26/11

10h - 11h VISITA GUIADA ACERVO GAIAD

14h - 15h30 BANDA MAIS UMA: A EXPERIÊNCIA DE PRODUZIR MÚSICA INDEPENDENTE
Oficina de composição com a Banda Mais Uma - cujos integrantes estudantes e egressos do IFSC.

18h - 19h30 CINECLUBE DE PORTAS ABERTAS - CORPO SUBSTANTIVO COLETIVO
Apresentação e debate do curta Corpo substantivo coletivo - um documentário sobre a constituição da expressão corporal, dirigido por Sofia Dietmann.

19h - Cianotipia, um processo fotográfico histórico e sua aplicação contemporânea
A proposta da oficina é apresentar a cianotipia, um processo fotográfico histórico, como possibilidade contemporânea para realização de trabalhos artísticos. Este processo pode ser associados as novas tecnologias de maneira a produzir imagens fixadas no papel e em outro suportes, como por exemplo o tecido.

20h - 21h30 CONCERTO JOVENS SOLISTAS
O evento que está em sua 10ª edição, apresentará peças executadas por seis solistas além do coral do IFSC Câmpus Florianópolis que fará a abertura do programas. Essa série de Concertos é produzida pela Orquestra Experimental do IFSC, um projeto de extensão com a coordenação do Prof. Ramiro Antonio da Costa. A orquestra tem como regente o maestro Irineu Lopes Melo.

 

29/11; 01/12; 06/12 e 08/12 - Oficina de OBS (Open Broadcast Software):
Como criar e operar transmissões ao vivo.

Atividade contínua: OEXP em Casa
22 à 26 de novembro  das 8h às 22h
OEXP em Casa leva ao público do CompartilhARTE uma parte da produção da Orquestra Experimental do IFSC e seus integrantes no ano de 2020. Todos os vídeos são produções feitas de forma remota. Neste evento apresentaremos o Concerto Jovens Solista 9, Gravação Coletiva da peça Fantasia Coral de L. V. Beethoven, e mais duas músicas, um dueto de violinos e um dueto de trombones.

EVENTOS DIDASCÁLICO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.