Live debate uso de tecnologias digitais e metodologias ativas na escola

EVENTOS Data de Publicação: 18 nov 2021 11:13 Data de Atualização: 18 nov 2021 14:15

Ocorre nesta sexta-feira, dia 19, às 16h, a quarta live do 3º Diálogos Pedagógicos Contemporâneos, com o tema "O futuro da escola - tecnologias digitais e metodologias ativas". A transmissão é pelo canal do curso de licenciatura em Química do IFSC no YouTube.

A live terá a presença do professor Luciano Dias da Silva, do Câmpus Criciúma, e da professora Karla Nunes, do Centro Universitário Uninorte, de Manaus, além da estudante discente Rhuana Catarina Mathias de Almeida, do curso de licenciatura em Química do Câmpus São José.

O evento vai tratar de temas como curadoria de materiais digitais, tecnologias para o ensino de química, e planejamento de aulas utilizando metodologias ativas. Serão abordadas, também, algumas projeções para o futuro da educação. A live é destinada principalmente a estudantes e professores, seja da rede pública ou privada.

Conheça os palestrantes

Luciano Dias da Silva: Fez mestrado no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (Furb), onde defendeu a dissertação sobre "A videoaula no ensino médio como recurso didático pedagógico no contexto da sala de aula invertida". Fez especialização lato sensu em Docência para o Ensino Superior na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e possui graduação em licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem mais de 20 anos de experiência como professor de ensino médio e pré-vestibular e seu método de ensino baseia-se em raciocínio lógico, buscando sempre relacionar as causas e consequências dos fenômenos estudados. Desde 2014 é professor de Química do IFSC. Trabalhou no Câmpus Gaspar onde, além das aulas nos cursos técnicos integrados, foi coordenador de Extensão e Relações Externas, responsável pela área de divulgação e pela organização dos eventos do câmpus e atuou como mestre de cerimônias dos principais eventos. Atualmente trabalha no Câmpus Criciúma, onde é coordenador do curso de licenciatura em Química e ministra aulas prioritariamente nas disciplinas ligadas ao Ensino de Química, além dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Karla Nunes: Possui licenciatura em Química (CEFET-AM, 2006), bacharelado em Química (UFAM, 2010), especialização em Educação a Distância (SENAC-MT, 2010), especialização em Bioinformática (FUCAPI/UFMG, 2009), especialização em Informática na Educação (UEA, 2008), mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais (UEA, 2010), mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (UEA, 2011). É técnica em Química (ETFAM, 2000) e técnica em Química Industrial (CEFET-AM, 2003). Atua desde 2009 como docente na Escola de Ciências Exatas do Centro Universitário do Norte (Uninorte), em Manaus. Atuou como coordenadora no curso de licenciatura em Química (2013-2015). Áreas de conhecimento: Aprendizagem significativa, Tecnologias e recursos digitais no Ensino de Ciências, Instrumentação, Didática e Ensino de Química, Mapas conceituais e Metodologias Ativas, Mídias Educacionais, Ensino Híbrido e Conectivismo, Educação a Distância, Modelagem molecular computacional aplicada a Proteômica e Biotecnologia.

Rhuana Catarina Mathias de Almeida: licencianda em Química, residente no projeto de formação docente "Residência Pedagógica". Está na regência do estágio, onde aplica o projeto "Literatura paradidática e gamificação: abordagens criativas no ensino de Química". Também desenvolve um trabalho de divulgação cientifica e literária voltada para valorização da produção do conhecimento brasileiro numa rede social, o Instagram (@livrosecienciabr), e também tem outra conta no Instagram focada para estudar química e educação.

Michelle Barcellos: Mediadora da mesa. Assessora externa do Projeto 3º Diálogos Pedagógicos Contemporâneos. Bacharela e licenciada em Química, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui mestrado e doutorado em Química Analítica pela mesma universidade. Ex-docente no Câmpus São José do IFSC nos cursos de ensino médio técnico e tecnológico e também na formação de professores de química. Organizadora assessora interna dos 1º e 2º Diálogos Pedagógicos Contemporâneos. Atualmente atua como professora particular digital de educação química e consultora de formação docente inicial e continuada, com ênfase em planejamento criativo e TICs na organização do ensino.

EVENTOS CÂMPUS SÃO JOSÉ