Egressa e docente de Jaraguá do Sul publicam livro voltado à educação básica

EXTENSÃO Data de Publicação: 16 nov 2021 16:10 Data de Atualização: 16 nov 2021 16:43

Com o objetivo de auxiliar professores de ciências a desenvolverem projetos investigativos em sala de aula, a egressa da graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física – atual Licenciatura em Física – do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Aline Fernanda Bileski, e o professor do curso, Jaison Vieira da Maia, publicaram o livro “Guia de sugestões para professores: uma proposta de projetos investigativos em feiras de ciências”. A obra é resultado de pesquisas realizadas durante a graduação e o mestrado de Aline e está disponível gratuitamente para consulta no site da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lançada no formado de ebook, a publicação traz orientações, diretrizes, reflexões e modelos de avaliação que permitem a realização de investigações pelos estudantes, principalmente durante o ensino médio e o ensino fundamental 2. “Não é uma receita, mas um guia que acaba atendendo muito os professores devido à flexibilidade da metodologia e faz com que professor e aluno reflitam sobre suas produções”, destaca Jaison.

O livro foi concluído por Aline durante o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemáticas e Tecnologias, que cursou na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). “Durante a graduação realizei uma pesquisa no contexto das feiras de ciências em Jaraguá do Sul. Já no mestrado, fiz um levantamento com alunos e professores que participaram da XI Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Pública Estadual de Santa Catarina (Fecitec/SC), com objetivo de levantar subsídios para a construção do ebook”, relata.

Além disso, ainda no mestrado, Aline desenvolveu um curso de extensão no qual participaram 30 professores da educação básica da rede estadual da regional de Jaraguá do Sul. “Esse momento foi muito valioso, pois os professores participantes demonstram reconhecer o potencial do material para a realização de projetos investigativos, manifestando interesse em utilizá-lo. Portanto decidi transformar todo esse estudo num ebook, que pudesse ser acessado por quem tiver interesse pela temática”, destaca a egressa do IFSC.

A publicação está disponível no site da editora da UFSC. Além de Aline e do docente do IFSC – que também foi seu co-orientador no mestrado –, também assina a obra a professora Tatiana Comiotto, orientadora de Aline durante o mestrado profissional na Udesc.

EXTENSÃO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO