Pular para o conteúdo

Notícias

Estudante de Moda está em semifinal de concurso nacional

ENSINO Data de Publicação: 19 nov 2021 08:22 Data de Atualização: 17 dez 2021 12:35

Com uma coleção inspirada nos personagens da obra “O Lago dos Cisnes”, a estudante Marcela Berto de Lima do curso superior de tecnologia em Design de Moda, do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, é uma das semifinalistas do 2º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. O concurso tem abrangência nacional e reúne alunos de instituições de ensino superior públicas e privadas com o objetivo de promover a criatividade dos participantes e descobrir novos talentos na área da moda.

Para participar da competição, Marcela contou com a orientação da professora Talita Borges e criou uma coleção com seis looks. Um dos look precisou ser executado e fotografado para, então, ter as imagens enviadas no momento da inscrição. Agora, uma comissão julgadora irá avaliar todos os trabalhos que chegaram às semifinais e escolher quais passarão à próxima etapa.

Segundo a estudante do IFSC, estar entre os semifinalistas do Desafio já representa uma marco na sua trajetória profissional. “Ganhando ou não, até aqui já foi uma conquista. Entre tantas pessoas, ser selecionada como semifinalista é uma honra. O processo de desenvolver a coleção e produzir a peça foi um desafio de verdade, pois eu estava passando por momentos turbulentos e quase desisti. Mas continuei e consegui terminar e me inscrever. Então, até aqui, já tenho um exemplo de que não devo desistir dos meus objetivos, independente da situação que eu esteja vivendo”, conta.

O prêmio do primeiro colocado no concurso será de 30 mil reais, além de passar a integrar o “line-up” da Casa de Criadores – um dos maiores eventos de moda autoral brasileira. O segundo e o terceiro colocados receberão prêmios em produtos das tecelagens parceiras do Desafio e um programa de orientação profissional.

Este não é o primeiro concurso na área de moda de que Marcela participa, mas é a primeira vez que ela chega a uma fase avançada da competição. Já formada no curso técnico em Produção de Moda pela Faetec no Rio de Janeiro, a estudante está na segunda fase da graduação em Design de Moda e acredita que mesmo o pouco tempo de IFSC foi fundamental para avançar no Desafio. “Tive muito crescimento nestes dois semestres. Na parte de desenho, aprendi muitas técnicas em aula. A matéria de comunicação também auxiliou no texto de apresentação do projeto. Enfim, tudo só contribuiu”, destaca.

Em dezembro, dez trabalhos – dois de cada região do Brasil – serão selecionados para a etapa final do concurso. Os estudantes aprovados irão confeccionar suas coleções, com seis looks completos cada. Já a quarta e última fase da competição será um desfile presencial, a ser realizado na Casa de Criadores. As coleções serão avaliadas por um júri composto por especialistas, que atribuirão notas para cada trabalho. A divulgação dos trabalhos selecionados para representar a região Sul será em 17 de dezembro.

O concurso

O 2º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores é um concurso voltado exclusivamente para estudantes de instituições brasileiras de ensino superior em moda, design ou áreas afins, reconhecidas pelo MEC. As inscrições foram individuais ou em duplas e era necessário ter um professor orientador regularmente vinculado à respectiva faculdade ou universidade.

ENSINO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO

Nó: liferay-ce-prod01

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.