Novo curso gratuito em 2022 no Câmpus SLO do IFSC: técnico em Desenvolvimento de Sistemas

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 26 nov 2021 10:25 Data de Atualização: 26 nov 2021 10:53

O Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC vai ofertar um novo curso gratuito em 2022: o técnico subsequente em Desenvolvimento de Sistemas. Para cursar, os interessados precisam ter o ensino médio completo. A primeira turma terá inscrições a partir de 27 de janeiro de 2022, no Sistema de Inscrições do IFSC, e a seleção será por meio de sorteio público.

As aulas serão presenciais, durante dois anos (quatro semestres), no período noturno, no câmpus do IFSC em São Lourenço do Oeste, localizado no centro da cidade. No local, além das salas de aula normais, há infraestrutura com três laboratórios de informática com capacidade para atender até 40 estudantes cada, também laboratório maker, biblioteca, setor pedagógico e secretaria.

O curso possui duas certificações intermediárias: Desenvolvedor Front-End (340 horas) e Desenvolvedor Back-End (700 horas). O estudante pode solicitar esses certificações ao cumprir as unidades curriculares respectivas, conforme detalhado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Competências ao final do curso

Após a conclusão do curso, o(a) concluinte recebe o diploma de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas ou Técnica em Desenvolvimento de Sistemas. E, ao concluir o curso, o técnico terá competências para:

-Desenvolver sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento;
-Dimensionar requisitos e funcionalidades do sistema;
-Realizar testes funcionais de programas de computador e aplicativos;
-Manter registros para análise e refinamento de resultados;
-Executar manutenção de programas de computador e suporte técnico;
-Realizar modelagem de aplicações computacionais;
-Codificar aplicações e rotinas utilizando linguagens de programação específicas;
-Executar alterações e manutenções em aplicações e rotinas de acordo com as definições estabelecidas;
-Prestar apoio técnico na elaboração da documentação de sistemas;
-Realizar prospecções, testes e avaliações de ferramentas e produtos de desenvolvimento de sistemas.

Com esta formação, segundo o coordenador do curso, Ramão Tiburski, é possível trabalhar em empresas de desenvolvimento de sistemas, departamento de desenvolvimento de sistemas em organizações governamentais e não governamentais, empresas de consultoria em sistemas, empresas de soluções em análise de dados, ou como profissional autônomo.

Mais informações no Guia de Cursos e no e-mail da coordenação: tecinfo.slo@ifsc.edu.br.

Inscrições abertas até 16/12

Os primeiros cursos que iniciam em 2022 já estão com inscrições abertas. O Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC oferta duas opções de técnicos para alunos que estejam cursando o Ensino Médio em outra escola: Técnico concomitante em Administração; Técnico concomitante em Agronegócio. Saiba mais na notícia.

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE NEWS