Projeto de estratégias interdisciplinares para saúde mental promove oficinas para comunidade

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 26 nov 2021 14:57 Data de Atualização: 26 nov 2021 18:19

De 29 de novembro a 10 de dezembro, um grupo de estudantes do curso de especialização em Educação e Diversidade do Câmpus Canoinhas realiza uma intensa programação virtual de oficinas, rodas de conversa e sarau cultural para colocar em prática o projeto “Estratégias interdisciplinares para a promoção da saúde mental no IFSC e na comunidade externa”. A abertura da programação é segunda-feira (29), às 19h, junto com uma roda de conversa sobre acolhimento LGBTQIAP+.

Os demais eventos acontecem nos dias seguintes, sempre às 19h, todos pela plataforma Google Meet. Para participar, é necessário fazer inscrição antecipada para a oficinas de interesse. A média de duração de cada encontro é de uma hora e haverá certificado aos participantes inscritos. Confira a programação:

• 29/11 - Lançamento do projeto e roda de conversa sobre acolhimento LGBTQIAP+
  • 30/11 - Oficina de panificação natural
  • 01/12 - Oficina Alimentos ricos para um cérebro rico
  • 02/12 - Respira não pira - oficina de respiração consciente e meditação
  • 06/12 - Oficina de arteterapia: colagens, desenho e pintura de mandalas
  • 07/12 - Linhas oblíquas - oficina criativa de lettering, caligrafia terapêutica
  • 08/12 - Bate-papo com Jovens Embaixadores, sobre intercâmbio para os Estados Unidos
  • 09/12 - Oficina Literaturas LGBTQIAP+ em tempos de sobrevivência
  • 10/12 - Sarau cultural e encerramento do projeto

Clique aqui para se inscrever

Conforme os estudantes da especialização em Educação e Diversidade responsáveis pelo projeto, o objetivo da iniciativa é promover o bem-estar mental da comunidade acadêmica e externa, por meio de atividades interdisciplinares e práticas terapêuticas integrativas, para a ressignificação discursiva e intervenção social.

“Pretendemos estimular discussões e debates que corroborem com um discurso inclusivo e interativo, condizente com as atuais demandas em saúde mental”, explicam Dilciomar Junior Baldin, Greicilaine Agostinho Martins, Jacqueline Lopes de Oliveira Costa, Denise Bender, Silvana Cardoso e Natasha Alves.

Com coordenação da pedagoga Karine Porto Lopes Ono, o projeto “Estratégias interdisciplinares para a promoção da saúde mental no IFSC e na comunidade externa” foi aprovado no edital Protagonismo Discente, lançado pelo IFSC para atender a demandas específicas da comunidade e contribuir com a formação técnica e cidadã dos alunos, por meio de atividades de extensão.

Clique aqui para acessar a página do projeto no Instagram

CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS