Pular para o conteúdo

Notícias

IFSC e IFC promovem debate sobre educação profissional e tecnológica no Plano Nacional de Educação

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 01 dez 2021 17:59 Data de Atualização: 02 dez 2021 08:24

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC) promovem, na próxima terça-feira (7 de dezembro), uma discussão sobre a educação profissional e tecnológica (EPT) no Plano Nacional de Educação (PNE).

O debate será mediado pela diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFC, Marilane Maria Wolff, e terá como debatedores os reitores do IFSC e do IFC, Maurício Gariba Júnior e Sônia Fernandes, e os professores Roberta Pasqualli, do IFSC, e Reginaldo Plácido, do IFC.

A ideia do evento interinstitucional é antecipar discussões para a IV Conferência Nacional de Educação (Conae 2022), que será realizada em novembro de 2022. “As conferências preparatórias e livres são espaços de formação, comunicação e mobilização social que reúnem pessoas dispostas a participar do debate educacional e a contribuir para a construção da Política Nacional de Educação”, esclarece o professor Reginaldo Plácido, que será um dos debatedores e atua como diretor de Ensino do IFC.

Para o reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, a discussão promovida de forma conjunta entre os dois Institutos Federais coirmãos é de grande relevância. Gariba destaca o caráter democrático da ação conjunta entre os dois IFs, já que a Conferência Nacional de Educação é um espaço aberto pelo poder público para discutir temáticas ligadas à educação nacional e, especificamente, ao PNE. “Termos essa possibilidade de falar do papel de inclusão dos Institutos Federais, da interiorização, é fundamental. Ficamos muito satisfeitos com o convite e vamos levar essa mensagem, destacar as ações sociais e o papel social que a instituição tem”, afirma o reitor do IFSC.

“A EPT se constitui como tema com metas específicas no PNE, pois se trata de uma modalidade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que é transversal por quase todos os níveis de ensino da educação brasileira. O diálogo e a articulação promovidos pelos dois Institutos Federais em Santa Catarina amplia o debate e chama a atenção para a oferta da EPT numa perspectiva do compromisso com uma educação pública, laica, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada”, analisa o professor Reginaldo Plácido.

O evento terá início às 19h e será transmitido ao vivo pelo canal do IFC no YouTube.

 

INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod01

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.