O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Rádio escola do Câmpus Chapecó contará com radionovelas e ações de incentivo à leitura

EXTENSÃO Data de Publicação: 07 dez 2021 10:37 Data de Atualização: 10 dez 2021 14:00

Criada em 2017 a partir do projeto de extensão Intervalo Cultural, a rádio escola do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Chapecó, conhecida como “Rádio C” tem proporcionado experiências de elaboração de programas culturais e fortalecido a participação da comunidade nas ações. A estrutura está situada no térreo do bloco C, ao lado da cantina do câmpus e conta com o apoio de bolsistas do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio para a execução dos trabalhos. Agora, a novidade da rádio será a partir da elaboração de radionovelas e atividades de leitura que seguirão até 2022. 

Conforme a coordenadora do projeto, Emy Lunardi, durante a pandemia da Covid-19, foram mantidas as ações relacionadas a edição e publicação dos trabalhos da rádio, além da atuação dos professores que continuaram com programas em suas próprias aulas. “Entre as novidades, temos o projeto ‘Rádio C em capítulos’, que foi aprovado e seguirá até abril de 2022. O objetivo é executar atividades pendentes, manter a rádio funcionando, fazer a gravação e a publicização de um novo projeto que serão as Radionovelas”, destaca Emy. 

O Projeto Rádio C em capítulos das radionovelas é coordenado pelas professoras Emy Lunardi e Alice Ribeiro Dionízio, como orientadoras. As bolsistas são Mariana Matoso Gielda e Vitória Marsaro Welter. Os demais programas estão a cargo dos organizadores da Rádio C, Emy Lunardi, professor Marcos Maciel, professor Fernando Gallego Campos e como bolsista a aluna Maria Cecília Pozzer Baggio. 

As coordenadoras e os bolsistas vão produzir duas radionovelas adaptadas. A primeira delas é a História em Quadrinhos “Maus, a história de um sobrevivente” sobre a Segunda Guerra Mundial e campos de concentração nazista. A novela foi escrita pelo cartunista norte-americano Art Spiegelman que conta a história do seu pai, um judeu polonês que sobreviveu ao holocausto. Serão 17 episódios de 30 minutos cada. A gravação ainda está pendente já que são mais de 70 personagens que compõem o enredo. 

A segunda radionovela será gravada no dia 13 de dezembro baseada no livro de Gabriel García Márquez, “Ninguém escreve ao coronel”, que retrata a história de um coronel reformado na luta por sobrevivência em uma cidade hostil. A radionovela está estruturada em sete episódios. O projeto foi desenvolvido em caráter interdisciplinar de História e Espanhol, especialmente no estudo da história da América e da literatura latino-americana. A próxima etapa será a gravação. 

Universo literário 

Outro projeto que mantém as atividades com alunos do câmpus é o Universo Literário. O programa surgiu em parceria com a Biblioteca e contempla a realização de uma roda de discussão de livros, escolhidos pelos próprios participantes. Em formato on-line,a reunião é gravada e transformada em podcast.

Ainda no dia 20 de novembro foi dada a largada para o projeto de “Leituras coletivas”, no qual dois grupos puderam escolher as obras para discussão. Os títulos escolhidos foram “O príncipe cruel”, de Holly Black e “Carrie, a estranha”, de Stephen King. Qualquer pessoa que estude no IFSC ou comunidade pode participar das leituras coletivas. Serão estipuladas 50 páginas de leitura semanal e reuniões de até uma hora de duração para comentar sobre as impressões, teorias e personagens com o objetivo de incentivar a leitura a partir das ações da rádio. 

Neste projeto, os voluntários são a coordenadora Emy Lunardi, Aliany Antunes de Lima, Anthony Luigi Cassol, Débora Goellner, Jhenyffer Carneiro, Manoela Pereira da Silva e Mariane Teló. Emy destaca que qualquer aluno do câmpus pode se voluntariar para participar da produção dos programas, basta procurar os professores responsáveis pela Rádio C. O site da rádio também será atualizado pelos bolsistas com os variados programas e a proposta de atuação.

Programação da Rádio C

A programação conta com oito opções diversificadas, desde música até programas culturais, de história e de revisão de conteúdos de sala de aula: programas Chemistry, Conexão, Copa das Músicas, Historicizando, Juventude em Pauta, Music Space, O que rola no câmpus, e Undercover. Todos foram divulgados no formato podcast para a comunidade interna e externa do câmpus e também é possível acessá-los no site oficial da rádio.
 

CÂMPUS CHAPECÓ EXTENSÃO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.