Projeto do Câmpus Florianópolis vence o Brasil Design Award 2021

INOVAÇÃO Data de Publicação: 09 dez 2021 10:32 Data de Atualização: 17 dez 2021 12:35

“Este prêmio tem grande relevância para a dupla de alunos e professoras envolvidas, pois é uma premiação que reconhece e divulga trabalhos desenvolvidos por designers e acadêmicos de Design de todo o país, sendo uma das mais importantes premiações da área em todo o território nacional. O fato de termos vencido como Voto Popular também demonstra a aceitabilidade do projeto e a oportunidade de implantação e continuidade deste. Além disso, entendemos que a validação de um júri técnico e uma preferência popular reforçam a demanda diagnosticada e a importância para a solução encontrada para este projeto”. A declaração é do aluno do curso Tecnologia em Design de Produto do Câmpus Florianópolis, Kelven de Souza Carvalho, que ao lado da colega Noelle Atkienson Ornelas, e sob a orientação das professoras Carla Arcoverde de Aguiar Neves e Deise Albertazzi GonçalvesTomelin, venceu o Brasil Design Award 2021. A premiação objetiva reconhecer e divulgar os trabalhos desenvolvidos por designers de todo o país e um dos mais relevantes da área no território nacional. O resultado foi divulgado na noite de terça-feira (7), de forma virtual.

Segundo o grupo, a ideia do trabalho foi construída com base em uma demanda acadêmica da disciplina de Design de Produto UT, a qual propunha o desenvolvimento de um Projeto Relâmpago (PR) pautado em um produto/serviço/empresa considerado com alto impacto ambiental/social, que deveria então, ser remodelado em cima de um ou mais princípios do Ecodesign. Para tanto, deveriam redesenhar e redirecionar o produto/ serviço para a mitigação de seu impacto ambiental/social. Com isso em vista, a dupla de alunos, diagnosticou o problema do impacto ambiental causado pelo descarte incorreto do óleo de cozinha usado, o qual é de difícil solução, não havendo opção ideal, mas o seu retorno ao sistema produtivo pela alternativa de seu reaproveitamento pode ser uma possibilidade oportuna. Sendo assim, conceberam o projeto do aplicativo Amor de Óleo, que se configura como uma plataforma que auxilia no reaproveitamento e descarte correto do óleo de cozinha utilizando-se da Experiência do Usuário e Gamificação como principais indicadores de interação e engajamento dos usuários ao problema evidenciado.

A iniciativa concorreu na subcategoria estudantes, que inclui projetos de qualquer natureza do design que tenham em sua concepção a geração de impacto positivo, além de atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidades (ONU).

Para os estudantes, a ideia é conectar pequenos produtores a doadores, além de encontrar pontos de coleta de reciclagem de óleo de cozinha espalhados pela cidade. O aplicativo inclusive já foi apresentado a administrações municipais da Grande Florianópolis e está em negociação para uma possível implementação em 2022. “Após a inscrição ao prêmio e a notícia que estávamos entre os finalistas da premiação, nós voltamos a discutir sobre a implementação do projeto. Tivemos reunião com o Superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Biguaçu (FAMABI), Marcondes Borba, que recebeu a proposta com positividade e interesse em implementá-la na cidade. Em seguida, nos inscrevemos para o edital do Programa Nascer de Pré-incubação de Ideias Inovadoras, para o qual recebemos recentemente a notícia que nosso projeto foi aprovado em chamada pública”, conta Kelven e Noelle.

Alguns membros do grupo já haviam participado de outros concursos de Design antes. O estudante Kelven Carvalho já havia submetido projetos para o Concurso Vero de Design 2019 e do Young Olympic Games: Medal Design Competition em 2020. E a professora Carla recebeu recentemente Menção Honrosa no Prêmio Bom Design Sul.

A docente conta que o Amor de Óleo foi um projeto de disciplina que surpreendeu – a cada semestre, os estudantes do IFSC precisam realizar um Projeto Integrador, que é o mais importante – e não era o caso do aplicativo. “Ele era um projeto de uma intenção menor, de disciplina comum, mas o trabalho da Noelle e do Kelven foi surpreendente. A gente viu que tinha potencial, eles conseguiram se aprofundar na pesquisar para fundamentar a demanda e justificaram e conceberam muito bem o projeto. É o que nós, como professores, esperamos quando falamos de algo mais sistêmico, que engloba o que chamamos de sistema produto-serviço. Ficou muito bom, tanto que estamos aí com esse resultado”.

Para ela, o principal diferencial foi a criação de um serviço, por meio do aplicativo, para a gestão de um resíduo que tem um impacto ambiental significativo. “Fizemos pesquisas de recursos, sistemas e softwares relativos ao tema e não achamos nada semelhante”, lembra a professora. “A proposta desse serviço, da forma como foi feita, é de uma inovação muito grande”, finaliza.

INOVAÇÃO NEWS