Projeto da Biblioteca do Câmpus Joinville é apresentado em evento nacional de bibliotecas universitárias

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 15 dez 2021 11:43 Data de Atualização: 15 dez 2021 12:53

As duas edições do projeto Presença, promovidas em 2019 e 2020 pela Biblioteca do Câmpus Joinville, foram apresentadas no XXI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), realizado no formato on-line entre 7 e 10 de dezembro. O Presença tem por base um projeto nacional desenvolvido pela RedSolare Brasil, a partir da criação e distribuição de bonecos de pano em defesa da paz, dos direitos e da cultura da infância.

Na Biblioteca do Câmpus Joinville, o projeto tem ainda os objetivos de incentivar alunos, servidores e comunidade externa para a prática da criatividade, observação, trabalho em grupo, trato fino, sustentabilidade, reaproveitamento de materiais e interação social.

Na primeira edição, em 2019, os bonecos foram criados a partir de desenhos dos alunos do Centro de Educação Infantil Sonho de Criança, e a distribuição aconteceu em praça pública. No ano passado, a edição aconteceu de forma remota, em que kits de material foram entregues aos interessados para confecção dos bonecos em casa.

Os trabalhos "Presença: uma ação social da biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Joinville e do Centro de Educação Infantil Sonho de Criança para a comunidade, através da confecção e entrega de mensageiros da paz” e "Vidas pretas importam: projeto Presença da biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Joinville para a comunidade, através da confecção e distribuição de mensageiros da paz” foram apresentados pelas bibliotecárias Angela Morel Nitschke Dums e Jussiane Ribeiro da Luz.

Além de se atualizarem sobre os novos conceitos e práticas profissionais em palestras e oficinas, as bibliotecárias destacam que a participação em eventos da área ganha mais relevância nos espaços de troca de experiências. “O trabalho da biblioteca vai muito além dos seus serviços tradicionais, principalmente em bibliotecas de instituições de ensino, que podem contribuir para a formação integral do indivíduo, através da oferta de ações que reúnam conteúdos interdisciplinares e noções de responsabilidade socioambiental e, ainda, proporcionem convivência social saudável e produtiva entre os integrantes da comunidade acadêmica e a comunidade local”, enfatiza Angela.

CÂMPUS JOINVILLE EXTENSÃO NEWS