Estudantes de Jaraguá do Sul são premiados em olimpíada de química

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 17 dez 2021 16:20 Data de Atualização: 29 nov 2022 08:25

Três estudantes do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro foram destaque na edição deste ano da Olimpíada Catarinense de Química (OCQ). As provas ocorreram de maneira virtual e os três alunos – todos do curso técnico integrado em Química – obtiveram a classificação para a etapa nacional da competição. Além disso, eles também foram premiados com bolsas para cursarem graduação em uma instituição privada catarinense.

Os estudantes que obtiveram destaque na etapa estadual foram Bruno Gabriel Larsen Soares (6ª fase), reconhecido como “Aluno destaque de escola pública”, Natália Mirela de Lima (6ª fase), reconhecida como “Segundo aluno mais bem colocado das escolas públicas” e Larissa Jaroczinski (8ª fase), que obteve o reconhecimento como “Segundo aluno mais bem colocado na Modalidade B” – que engloba os estudantes de 2º e 3º ano do ensino médio e 4º do ensino técnico.

O IFSC do Centro de Jaraguá do Sul contou, neste ano, com a inscrição de 25 estudantes para a etapa estadual da olimpíada. “Além dos prêmios trazidos pela competição, creio que um dos principais benefícios da participação seja a oportunidade de testar os conhecimentos em situações aplicadas, exercitando o raciocínio científico. Quando conseguimos conectar diversos conhecimentos pontuais em questões como é feito nas provas, surge o aprendizado. E este não se perderá com facilidade”, destaca o professor de química Elder Leopoldino, que coordenou a participação do câmpus na OCQ.

Para o aluno Bruno Soares, que foi destaque entre os estudantes de escolas públicas, a participação em competições como a Olimpíada Catarinense de Química é uma maneira de juntar lazer e estudos. “Acho que é uma forma de treinar e ser recompensado pelo que eu gosto de fazer, unindo um hobby a algo mais profissional, como é a formação do IFSC”, conta. Além do desempenho obtido na OCQ, recentemente Bruno também foi o campeão da Olimpíada Camaleão de Química.

Este não é o primeiro ano em que estudantes do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro participam da OCQ. No entanto, as últimas participações ocorreram nos anos de 2013 e 2014, quando também houve estudantes que se destacaram. “Queremos, a partir do resultado neste ano, instigar cada vez mais alunos a participarem”, afirma o professor Elder.

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO ENSINO NEWS