O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC lança livro sobre sazonalidade e procedência de frutas em Santa Catarina

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 23 dez 2021 10:12 Data de Atualização: 23 dez 2021 10:24

Já está disponível para download gratuito o livro “A origem da “salada de frutas” catarinense” que aborda a origem das principais frutas consumidas na região da Grande Florianópolis. Nele, os autores analisam de onde estão vindo e a sazonalidade das principais frutas comercializadas na Ceasa/SC-SJ.

Liz Cristina Camargo Ribas, professora do Câmpus Florianópolis-Continente e uma das organizadoras, explica que o livro surgiu como desdobramento de um trabalho de conclusão de curso que tinha como objetivo elaborar cardápios levando em consideração os alimentos da estação. Os pesquisadores perceberam a ausência de referências sobre o assunto, especialmente no que tange à sazonalidade das culturas em território catarinense e o material vem então no sentido de preencher essa lacuna e facilitar o mapeamento da origem e da sazonalidade de fornecimento das frutas disponíveis na região.

O livro contém 102 páginas, divididas em 12 capítulos. Nos três primeiros são apresentados o Ceasa/SC, uma síntese da fruticultura catarinense e a ausência de informações que motivou a elaboração do livro. Já entre o capítulo 4 a 11 é apresentado o mapeamento da sazonalidade de fornecimento e origem das principais frutas consumidas na região (abacaxi, banana, laranja, maçã, mamão, manga, morango e uva). Por fim, no capítulo 12 é apresentado a biodiversidade brasileira de frutas no Ceasa/SC.

Clique aqui para fazer download do livro

O conteúdo foi organizado e escrito por Liz Cristina Camargo Ribas (IFSC) e pelo aluno do curso superior de tecnologia em Gastronomia Durval Júnior Vargas Vieira, e contou com a participação dos também autores André Martins de Medeiros (Ceasa/SC), Fernando Goulart Rocha (IFSC), Marcelo Martin Ferigato e Amanda Andrade Lentz.

Veja outros livros publicados pelo IFSC clicando aqui.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.