Câmpus Urupema firma termo de convênio com empresa local

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 21 dez 2021 10:28 Data de Atualização: 21 dez 2021 12:42

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no início deste mês de dezembro o termo de convênio entre o IFSC e a empresa Potencialize Soluções Agrícolas. O documento oficializa a execução do projeto de pesquisa intitulado  Efeito do uso de condicionadores de solo e bioestimulantes na produtividade e qualidade pós-colheita de maçãs Gala e Fuji’', que será executado pelo Câmpus Urupema e financiado pela empresa.

O coordenador do projeto, professor Rogério Oliveira Anese, explica que a oportunidade de parceria surgiu de uma lacuna da empresa. Segundo ele, a Potencialize tem diversos produtos na área de fruticultura, bioestimulantes e produtos para o solo. Produtos que a empresa comercializa por seus resultados empíricos, mas sem a confirmação da eficácia para a maçã. Então, a empresa procurou o Câmpus Urupema para a parceria onde o IFSC conduzirá a experimentação científica em pomares de maçã.

"Já estamos conduzindo experimentos no sentido de verificar o efeito desses compostos na produtividade da maçã e também no pós-colheita. Avaliar a melhoria na qualidade, tamanho, que são fatores que geram maior produtividade e lucratividade dos produtos. Além disso, a ideia é que se avalie se eles melhoram a forma de armazenamento dessas frutas, já que uma boa parte da produção é guardada para ser comercializada ao longo do ano.", completa.

A pesquisa será financiada pela empresa, que oferecerá também bolsas para pesquisadores e alunos, insumos e alguns materiais permanentes que irão ficar no câmpus. Também uma porcentagem do valor do contrato irá ficar no IFSC para uso interno. "Os produtores de maçã terão uma informação científica confiável se o produto é benéfico ou não para a produção e qualidade dos frutos. Além disso, destaco como benefício essa possibilidade de contribuir com a cadeia produtiva da região, bem como formar alunos que já estão em contato direto com os experimentos e produtores da Serra. Ainda, o nome do IFSC fica forte como um parceiro e um agente importante para o desenvolvimento", conclui o professor.

Para Yriá Pereira, engenheira agrônoma e vendedora técnica da Potencialize Soluções Agrícolas, a parceria com o IFSC visa estabelecer um produto de  restauração de solos degradados quimicamente e fisicamente, a prevenção de pragas e doenças através de curva de liberação de nutrientes no solo, indução de resistência a doenças, aumento de qualidade pós-colheita e da produtividade e a diminuição dos custos de produção.

"Nossas estratégias com a parceria entre os produtos da linha CODA, distribuídos através da Potencialize soluções agrícolas, e o IFSC estão direcionadas para a criação de dados de valor e confiabilidade para nosso público de interesse e a sociedade, contribuindo com a implantação da sustentabilidade na fruticultura e transformando a cultura local através da divulgação e conscientização de novos manejos sustentáveis agrícolas", completa.

INSTITUCIONAL CÂMPUS URUPEMA PESQUISA NEWS