Câmpus Joinville oferta curso de qualificação profissional em Fundamentos da Metrologia

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 21 dez 2021 17:44 Data de Atualização: 21 dez 2021 18:32

Estão abertas até 25 de janeiro de 2022 as inscrições para cursos de qualificação profissional e de idiomas do IFSC, todos gratuitos, que serão ofertados no primeiro semestre de 2022. Neste ciclo, o Câmpus Joinville oferta o curso de formação continuada em Fundamentos da Metrologia.

São vinte vagas disponíveis, destinadas a estudantes de cursos técnicos, engenharia e áreas técnicas afins, profissionais da área mecânica ou pessoas que tenham interesse em ingressar na área. É preciso ter o ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos.

Conforme o coordenador do curso e professor da área de Mecânica, Gianpaulo Alves Medeiros, o curso visa ao aprendizado de técnicas de medição utilizadas na indústria e necessárias ao controle de processos de fabricação em geral. “A metrologia é uma importante área dentro da cadeia produtiva e seu conhecimento é necessário para a eficiência de todo o processo, pois garante a qualidade das peças produzidas no setor metalúrgico e metalmecânico”, justifica.

O curso será presencial, entre março e julho de 2022, com aulas semanais no período noturno. A carga horária total é de 36 horas. Ao final, o objetivo é que os participantes estejam aptos a realizarem medições de dimensões lineares, utilizando os instrumentos paquímetro e micrômetro comumente encontrados na indústria, bem como sejam capazes de organizar os dados e fornecer os resultados das medições de acordo com normas técnicas.

Como se inscrever

As inscrições on-line para os cursos de qualificação profissional (Edital 12/2022-1) devem ser feitas até 25 de janeiro de 2022, pelo Portal de Inscrições.

Ao acessar o sistema, o interessado deve:

• - selecionar a opção “Quero me inscrever”;
  • - escolher o Câmpus Joinville;
  • - selecionar o curso Fundamentos da Metrologia;
  • - preencher todos os dados solicitados;
  • - conferir todos os dados; e
  • - salvar o comprovante de inscrição.

Não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo.

Veja o vídeo com o passo a passo para a inscrição.

Processo seletivo, resultado e matrículas

A seleção para todos os cursos do Edital 12/2022-1 será por sorteio público, realizado às 15h30 do dia 1º de fevereiro de 2022. A relação dos selecionados em primeira chamada será divulgada no dia 8 de fevereiro a partir das 18h. As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas de 9 a 14 de fevereiro, com o envio, pela internet, da documentação prevista no edital. O link para a matrícula on-line de cada câmpus também está no edital.

Caso não sejam preenchidas todas as vagas após as matrículas da primeira chamada, será realizada segunda chamada no dia 21 de fevereiro. Na segunda chamada, os candidatos serão convocados para matrícula seguindo a ordem do sorteio realizado em 1º de fevereiro e, portanto, não é necessário fazer nova inscrição. As matrículas de quem estiver na segunda chamada serão feitas nos dias 22 a 25 de fevereiro.

Clique aqui para ver todos os cursos do IFSC disponíveis nesta etapa. São mais de duas mil vagas em diversos câmpus. Há opções de cursos presenciais e a distância.

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS JOINVILLE NEWS