Estudante de 15 anos conquista medalhas em olimpíadas internacionais de matemática

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 28 dez 2021 16:47 Data de Atualização: 31 dez 2021 14:09

A estudante Andrea Quintanilla Torrez, de quinze anos, encerra o ano com mais duas medalhas em olimpíadas internacionais: ouro na 2ª Olimpíada Online de Matemática em Português (OMOP) e bronze na 8ª Olimpíada Iraniana de Geometria (IGO). Neste ano, ela já havia conquistado medalha de bronze na primeira edição da Olimpíada Pan-Americana de Matemática para Garotas (PAGMO).

Na OMOP, Andrea fez pontuação máxima (42 pontos) e contribuiu para que o Brasil ficasse em primeiro lugar no torneio, com três ouros, três pratas, um bronze e uma menção honrosa. A competição reuniu estudantes de até quinze anos em equipes do Brasil, Portugal e São Tomé e Príncipe. As provas on-line ocorreram nos dias 18 e 19 de dezembro.

Na IGO, Andrea conquistou uma das dez medalhas brasileiras. As provas também foram on-line. A estudante participou do nível Intermediário, para alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º do ensino médio.

“Participei da Olimpíada Brasileira de Matemática [OBM] no começo do ano, na qual fui premiada com uma menção honrosa, o que me permitiu participar das seletivas para a Olimpíada de Matemática do Cone Sul, da Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, do Torneio Meninas na Matemática (TM²) e da Pan-Americana de Matemática para Garotas”, conta Andrea. O resultado do TM² sai em janeiro.

Na época das seletivas para estas olimpíadas, Andrea era estudante do segundo módulo do curso técnico integrado em Eletroeletrônica do Câmpus Joinville. Graças ao seu interesse por matemática e conquistas inéditas ainda tão nova, ela recebeu várias propostas de bolsas de estudo e acabou optando por uma escola de Fortaleza (CE).

INSTITUCIONAL CÂMPUS JOINVILLE NEWS