Nota oficial: situação da pandemia e retorno das atividades presenciais no IFSC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 25 jan 2022 13:50 Data de Atualização: 25 jan 2022 14:29

Em dezembro, pela primeira vez desde o início da pandemia, o mapa de risco para a Covid-19 em Santa Catarina chegou a ficar inteiramente azul, o que representa risco potencial moderado.

Mas o quadro mudou rapidamente.

O mapa de risco apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde em 8 de janeiro de 2022 já mostrou que a região da Grande Florianópolis e parte da região Sul apresentavam-se com risco potencial alto (cor amarela).

Imediatamente, chamamos os diretores e diretoras-gerais dos câmpus para avaliação da nova situação. Essa reunião técnica do Colégio de Dirigentes (Codir) ocorreu no dia 13 de janeiro de 2022.

Na oportunidade, cada dirigente realizou um relato da situação em seu câmpus e apresentou dados do percentual de internações, número de vacinados e nível de transmissão em sua região. Todos os dirigentes têm se articulado diretamente com as Secretarias de Saúde dos municípios para acompanhamento da evolução da pandemia.

Dos 22 câmpus, apenas 4 haviam aprovado em seus colegiados o acionamento da fase 5 a partir do dia 31 de janeiro. Considerando que a curva de contaminação se mostrava ascendente, orientamos que os dirigentes avaliassem junto aos seus Colegiados a nova situação.

Em decorrência da reunião técnica do Codir e das conversas posteriores que realizamos com as direções dos câmpus, o Câmpus Florianópolis decidiu pelo adiamento do acionamento da fase 5. Por precaução, as atividades presenciais que seriam retomadas em 31 de janeiro de 2022 foram adiadas para o dia 21 de março de 2022. Também conversamos com os dirigentes dos câmpus Caçador, Jaraguá do Sul - Centro e Xanxerê, onde há previsão do acionamento da fase 5 a partir do dia 31 de janeiro de 2022. Considerando as especificidades locais, sugerimos aos dirigentes que os Colegiados dos câmpus sejam chamados para reavaliação do quadro, o mais rápido possível.

Realizaremos também uma reunião extraordinária do Conselho Superior (Consup) do IFSC no dia 31 de janeiro de 2022. A realização da reunião antes desta data se mostrou inviável pela falta de quórum.

Nesta semana, convocaremos o Comitê Técnico-Científico do IFSC para que avaliem o novo quadro, trazendo subsídios aos conselheiros do Consup.

Também realizaremos mais uma reunião técnica com os diretores e diretoras-gerais dos câmpus.

Nossa orientação é pela precaução. Não podemos colocar em risco as vidas de nossos colegas servidores, de nossos estudantes, seus familiares, fornecedores e terceirizados.

Estamos acompanhando diariamente o avanço de novos casos em todo o estado catarinense. O mapa de risco potencial para a Covid-19 em Santa Catarina, divulgado no dia 22 de janeiro pelo governo estadual, indicou 13 regiões em risco potencial alto para a doença, representado pela cor amarela, e outras quatro em risco moderado, na cor azul.

Apesar de o Estado de Santa Catarina ocupar a terceira posição entre todos os estados brasileiros em relação ao percentual de vacinados contra a Covid-19, não podemos ignorar que ainda não atingimos o pico de casos da nova variante.

Considerando nosso princípio basilar de diálogo permanente com as entidades representativas do IFSC, realizamos reunião com a coordenação do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (Sinasefe) no dia 24 de janeiro, para avaliarmos juntos os riscos decorrentes do retorno às atividades presenciais em um momento tão crítico quanto esse. Também conversaremos com a representação estudantil para ouvir suas preocupações e sugestões referentes ao assunto.

Professor Maurício Gariba Junior
Reitor do IFSC