O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Viagem a Portugal e à Espanha oportuniza conquistas positivas para comunidade acadêmica do IFSC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 26 jan 2022 15:13 Data de Atualização: 26 jan 2022 15:30

O reitor Maurício Gariba Júnior finalizou após 12 dias de viagem a Portugal e à Espanha sua agenda em diversas instituições de ensino e pesquisa. As visitas tinham como objetivo principal a busca por novas parcerias e acordos. Renovação com aquelas das quais o IFSC já é parceiro também estavam na pauta da viagem. O reitor ressalta como aspectos positivos a aproximação e a ampliação da parceria com os estabelecimentos visitados, e a visão e o conceito que eles têm do Instituto Federal de Santa Catarina, de seus alunos e de seus professores, como referência em nível de Brasil. "A  internacionalização do IFSC possibilita ter cada vez mais inserção no cenário científico e acadêmico internacional, evidenciando a nossa produção acadêmica e a troca do conhecimento com nossos parceiros. Dado que pretendemos que internacionalização venha sendo gradativamente institucionalizada no IFSC, no âmbito do planejamento e da estrutura organizacional, a presente missão deu um excelente passo nessa direção", afirma o reitor. 

Gariba destaca também como profícuo na sua agenda a ampliação da Dupla Titulação, não só para os cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica de alguns câmpus, como para outras graduações, assim como para o Mestrado de Sistemas de Energia do Câmpus Florianópolis. O reitor ressalta ainda a conquista da isenção de taxas e encargos financeiros para os alunos do IFSC para os casos de Dupla Titulação com o Instituto Politécnico de Bragança. 

A expansão das áreas do conhecimento que passarão a ser contempladas pelo Propicie também é promissora para a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Santa Catarina, segundo Maurício Gariba Júnior. 

O lançamento do projeto do Laboratório de Inovação em Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (Lidere) do Instituto Politécnico de Beja foi outra agenda benéfica para a comunidade do IFSC. “Eles ficaram fascinados pela nossa instituição, pelo poder de empreendedorismo, de criatividade, e por projetos que envolvam nossos colegas técnicos, docentes e estudantes”, relata o reitor. 

A agenda iniciou pelas instituições politécnicas portuguesas. No Instituto Politécnico de Setúbal, com o qual já existe cooperação para Dupla Titulação com o Câmpus Gaspar para o curso de Processos Gerenciais, Gariba conheceu a ação do laboratório Luban.

Espanha

O roteiro de visitas terminou na Universidade Nacional de Educação a Distância (Uned), localizada em Madri (Espanha). A instituição, segundo seu reitor, Juan Gimeno Ullastre , tem 40% dos seus estudantes vulneráveis. “Então ela já tem essa experiência com alunos que visam a inclusão”, conta Maurício, que conclui: “tudo isso foi muito importante, me sinto gratificado pelos elogios que recebemos por nossos alunos e pesquisadores. E claro que teremos muito trabalho na volta porque deveremos ampliar essa parceria”. 

Com a instituição espanhola há a intenção de analisar as áreas que serão contempladas com intercâmbios internacionais. 

Para saber mais detalhes da agenda em cada instituição, clique aqui

INSTITUCIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.