Pular para o conteúdo

Notícias

Viagem a Portugal e à Espanha oportuniza conquistas positivas para comunidade acadêmica do IFSC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 26 jan 2022 15:13 Data de Atualização: 26 jan 2022 15:30

O reitor Maurício Gariba Júnior finalizou após 12 dias de viagem a Portugal e à Espanha sua agenda em diversas instituições de ensino e pesquisa. As visitas tinham como objetivo principal a busca por novas parcerias e acordos. Renovação com aquelas das quais o IFSC já é parceiro também estavam na pauta da viagem. O reitor ressalta como aspectos positivos a aproximação e a ampliação da parceria com os estabelecimentos visitados, e a visão e o conceito que eles têm do Instituto Federal de Santa Catarina, de seus alunos e de seus professores, como referência em nível de Brasil. "A  internacionalização do IFSC possibilita ter cada vez mais inserção no cenário científico e acadêmico internacional, evidenciando a nossa produção acadêmica e a troca do conhecimento com nossos parceiros. Dado que pretendemos que internacionalização venha sendo gradativamente institucionalizada no IFSC, no âmbito do planejamento e da estrutura organizacional, a presente missão deu um excelente passo nessa direção", afirma o reitor. 

Gariba destaca também como profícuo na sua agenda a ampliação da Dupla Titulação, não só para os cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica de alguns câmpus, como para outras graduações, assim como para o Mestrado de Sistemas de Energia do Câmpus Florianópolis. O reitor ressalta ainda a conquista da isenção de taxas e encargos financeiros para os alunos do IFSC para os casos de Dupla Titulação com o Instituto Politécnico de Bragança. 

A expansão das áreas do conhecimento que passarão a ser contempladas pelo Propicie também é promissora para a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Santa Catarina, segundo Maurício Gariba Júnior. 

O lançamento do projeto do Laboratório de Inovação em Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (Lidere) do Instituto Politécnico de Beja foi outra agenda benéfica para a comunidade do IFSC. “Eles ficaram fascinados pela nossa instituição, pelo poder de empreendedorismo, de criatividade, e por projetos que envolvam nossos colegas técnicos, docentes e estudantes”, relata o reitor. 

A agenda iniciou pelas instituições politécnicas portuguesas. No Instituto Politécnico de Setúbal, com o qual já existe cooperação para Dupla Titulação com o Câmpus Gaspar para o curso de Processos Gerenciais, Gariba conheceu a ação do laboratório Luban.

Espanha

O roteiro de visitas terminou na Universidade Nacional de Educação a Distância (Uned), localizada em Madri (Espanha). A instituição, segundo seu reitor, Juan Gimeno Ullastre , tem 40% dos seus estudantes vulneráveis. “Então ela já tem essa experiência com alunos que visam a inclusão”, conta Maurício, que conclui: “tudo isso foi muito importante, me sinto gratificado pelos elogios que recebemos por nossos alunos e pesquisadores. E claro que teremos muito trabalho na volta porque deveremos ampliar essa parceria”. 

Com a instituição espanhola há a intenção de analisar as áreas que serão contempladas com intercâmbios internacionais. 

Para saber mais detalhes da agenda em cada instituição, clique aqui

INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod02

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.