Conselho Superior aprova exigência de vacinação para estudantes

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 31 jan 2022 20:43 Data de Atualização: 21 mar 2022 14:18

Em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (31), o Conselho Superior (Consup) do IFSC aprovou a exigência de  comprovante de vacinação de estudantes para entrada e permanência nos câmpus. No entanto, a decisão ainda não está em vigor: um Grupo de Trabalho será formado com o objetivo de definir as regras de apresentação do comprovante e eventuais penalidades em caso de descumprimento.

As regras para vacinação de servidores docentes e técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados, estagiários, bolsistas e monitores em atuação no IFSC já foram definidas anteriormente.

Realização de atividades presenciais

Tendo em vista o aumento exponencial de casos de Covid-19 em janeiro, o Consup decidiu que nenhum câmpus deve acionar a Fase 5 da Política de Segurança Sanitária (PSS), em que as atividades passam a ser totalmente presenciais. Assim, os câmpus devem se manter na fase onde estão ou acionar no máximo a Fase 4, que permite até 80% da comunidade acadêmica de forma presencial simultaneamente. Uma nova reunião do Consup está marcada para 21 de fevereiro, quando a decisão será reavaliada.

Segundo o reitor Maurício Gariba Júnior, a decisão é importante na atual fase da pandemia, com o aumento de casos de Covid-19. “Queremos buscar elementos para voltar à Fase 5 com mais segurança”, completa.

Atualmente, todos os câmpus do IFSC mantêm atividades presenciais, sendo que a maioria encontra-se na Fase 4 da PSS. Veja na página do portal do IFSC sobre a pandemia a fase em que cada câmpus se encontra.

Alterações na PSS

A reunião desta segunda-feira iniciou com a apresentação do relatório mensal do Comitê Técnico Científico (CTC) do IFSC sobre a situação atual da pandemia. Também foram apresentadas recomendações pontuais de alteração no texto da PSS, que foram votadas pelos conselheiros.

Os relatórios do CTC, documentos e demais informações sobre a Política de Segurança Sanitária do IFSC estão disponíveis na página www.ifsc.edu.br/covid-19.

A reunião do Consup foi transmitida ao vivo pelo Youtube. Para assistir à gravação, acesse o canal do IFSC.

INSTITUCIONAL NEWS