O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Canoinhas promove roda de conversa sobre menstruação saudável e sustentável

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 07 fev 2022 18:44 Data de Atualização: 07 fev 2022 18:47

A menstruação é uma necessidade biológica de pessoas com útero e deveria ser encarada com normalidade e não como motivo de vergonha ou objeto de desinformação. Por isso, o Câmpus Canoinhas abriu suas portas na tarde do último sábado (5) para um papo sobre menstruação saudável e sustentável.

A atividade realizada pelo câmpus em parceria com o Grêmio Estudantil teve como facilitadoras a professora do IFSC Roberta Ribeiro e a orientadora educacional Deise Martins, da Escola de Educação Básica Municipal Gertrudes Muller.

Durante a roda de conversa, foram abordados os temas saúde da vagina e absorventes descartáveis; geração de resíduos e opções ecológicas de absorventes; menstruação x sociedade patriarcal; pobreza menstrual; e sangue menstrual e ancestralidade. Também houve sorteio de coletores menstruais e absorventes ecológicos de pano.

“A menstruação carrega toda uma carga negativa que a estigmatizou por conta da sociedade patriarcal em que vivemos, desde a visão dos antigos pensadores de que a menstruação era um excesso, que as mulheres precisavam colocar para fora para expurgar sua instabilidade emocional, até a Revolução Industrial, onde foram criados métodos para contê-la e ‘facilitar’ a vida das mulheres para que não perdessem tempo no trabalho”, explica professora Roberta. “É preciso conversarmos para aprendermos sempre mais”, complementa.

Campanha paralela

Outra ação realizada no Câmpus Canoinhas é a campanha de distribuição de absorventes, implementada pelo Grêmio Estudantil. O material para a comunidade interna que tem necessidade está disponível gratuitamente nos banheiros sinalizados com cartazes da campanha. Pessoas interessadas em doar absorventes descartáveis ou de pano e coletores menstruais podem procurar o Grêmio.

INSTITUCIONAL CÂMPUS CANOINHAS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.