O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Debate com Gaudêncio Frigotto discute impactos do novo ensino médio na educação profissionalizante

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 08 fev 2022 11:41 Data de Atualização: 08 fev 2022 11:59

Nesta quarta, dia 9, às 16h, o grupo de trabalho Diretrizes para a Oferta de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio promove o debate: O "Novo Ensino Médio": seus impactos para a educação profissionalizante e na formação cidadã, com o professor Gaudêncio Frigotto. O evento on-line será transmitido pelo Youtube do câmpus é uma parceria com o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos, Combate à Intolerância e Todas as Formas de Discriminação do IFSC – Câmpus Florianópolis (Nepe-DH).

Frigotto é graduado e bacharel em Filosofia, graduado em Pedagogia, mestre em Administração de Sistemas Educacionais e doutor em Educação. Atualmente, é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor titular aposentado em Economia e Política da Educação na Universidade Federal Fluminense. Também é pesquisador Al-Sênior do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq).

A discussão do tema é fundamental frente à fragmentação do currículo decorrente da lei 13.415/2017, que implementa o novo ensino médio. Em dezembro de 2021, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFSC publicou um documento, resultante de discussões – que envolveram a Diretoria de Ensino, a Assessoria para Assuntos de EJA e Ensino Médio Integrado, a Coordenadoria de Ensino Médio Integrado e a Coordenadoria de EJA – que traz orientações curriculares para os cursos técnicos integrados.

A reforma do ensino médio vem sendo discutida desde 2016 e tem como marco a publicação, em 2018, da Base Nacional Comum Curricular. Ao longo do processo, houve debates no âmbito das instituições da Rede Federal e EPT sobre quais seriam os impactos dessa reorganização curricular nos cursos de educação profissional técnica integrada ao ensino médio. O Fórum de Dirigentes de Ensino do Conselho Federal das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou documento com diretrizes para a oferta desses cursos, salientando a necessidade de que a lei de criação dos IFs seja seguida – ou seja mantendo a meta de 50% das matrículas da rede para os técnicos integrados.

O documento do Conif orienta também acerca da necessidade de estabelecimento de diretrizes institucionais para o ensino médio integrado, garantindo a manutenção de todos os componentes curriculares da formação básica, assegurando atividades didático-pedagógicas que articulem Ensino, Pesquisa e Extensão e uma organização curricular que privilegie a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares e as metodologias integradoras.

Após a divulgação das orientações a Proen, foram criados grupos de trabalho para elaborar de forma coletiva as diretrizes curriculares internas para os cursos técnicos integrados.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.